Produtores de soja devem ter alguns cuidados com a semeadura no pó

Em Diamantino (MT), muitos agricultores estão plantando assim devido à falta de chuvas na regiãoDurante a expedição Soja Brasil, o consultor técnico da equipe, Áureo Lantmann, vai produzir conteúdos técnicos sobre as lavouras visitadas pelo grupo. Este relatório fala das plantações de soja da cidade de Diamantino (MT). Confira:

Em Diamantino o tempo ainda está seco, tal como tem sido desde o início da expedição. Alguns agricultores continuam semeando no pó. Caso chova logo, essa semeadura poderá dar certo, porém alguns cuidados devem ser tomados.

A qualidade da semente no caso de semeadura no pó é fundamental, deve-se consultar quando da aquisição das sementes, o Boletim de Análises de Sementes, o Atestado de Origem, o Certificado de Sementes, ou o Termo de Conformidade das Sementes produzidas, que podem ser fornecidos pelo produtor ou comerciante das mesmas. No conjunto desses documentos deve-se prestar atenção nos itens, germinação (%), pureza (%) material inerte (%) e outras sementes (%).

Alguns produtores dispõem também de resultados de testes de vigor, como por exemplo, de tetrazólio e de envelhecimento acelerado, muito importantes quando a semeadura é no pó, uma vez que a semente vai passar por tempo indefinido em condições de estresse.

Outro fator importante quando a semeadura é no pó diz respeito à adubação.  O adubo deve cair ao lado e de baixo das sementes. Caso caia muito perto, haverá uma competição por água entre adubo e semente, além do fato abrasivo que o adubo pode fazer nas sementes.