Propriedade mineira preserva raças pouco conhecidas no país

Fazenda Haras Barreiro reúne animais raros e em extinçãoA fazenda Haras Barreiro, no município mineiro de Ituiutaba, na região do Triângulo Mineiro, cria raças diferentes de bovinos, aves, caprinos, entre outros. Às margens do Rio Tijuco, a propriedade, comprada pela família Drummond em 1876, já criou gado comercial. No entanto, hoje o local é dedicado à preservação da pureza de raças que vieram da Índia e da África.

Os animais são divididos em pequenos grupos. Zebuínos kangayan e puganor formam os lotes maiores. Depois, há representantes de raças curiosas e desconhecidas, como a dos carneiros de quatro chifres, a dos cabritos bugg , búfalo jafarabadi, porco casco de burro, galinhas e galos assel rajah murgh e gado lageano, curraleiro, junqueira e watusi.

Em épocas de melhoramento genético e tantas outras tecnologias que buscam apressar o futuro, a propriedade é conduzida para preservar o passado. Arlindo Drummond, dono da fazenda, acredita que sua criação é um banco genético preservado, que pode servir à pecuária brasileira no futuro.

– Um dia, esses animais poderão servir para um resgate, uma descoberta de cura de doenças – espera Arlindo Drummond.

> Assista à reportagem exibida no Jornal da Pecuária:

> Veja todos os vídeos da série Conheça a Raça