Qualidade da semente de soja pode evitar germinação irregular, afirma consultor técnico do Soja Brasil

Para conhecer a qualidade do produto que se está adquirindo é importante consultar os documentos oficiais com o comerciante da sementeDurante a Expedição Soja Brasil, que começou no domingo, dia 27, o consultor técnico da equipe, Áureo Lantmann, vai produzir conteúdos técnicos sobre as lavouras visitadas pelo grupo. Este relatório fala sobre a importância de averiguar a qualidade da semente na lavoura de soja.  Quase sempre no início da safra de soja, durante a semeadura e até o estádio V1, é comum aparecer alguns problemas como: uma planta crescendo menos que a outra, uma mais amarela, um ataque de vaguinha.  Mas nesse conjun

Em Vilhena (RO) e já a caminho de Campos de Júlio (MT) ouvimos vários depoimentos de agricultores sobre a má qualidade das sementes. Por isso, é importante ressaltar que uma maneira de conhecer a qualidade do produto que se está adquirindo é consultando os documentos que atestam a qualidade das sementes. São eles: o Boletim de Análises de Sementes, o Atestado de Origem Genética, o Certificado de Sementes, ou o Termo de Conformidade das Sementes produzidas, que podem ser fornecidos pelo produtor ou pelo comerciante das mesmas.

Esses documentos transcrevem as informações dos resultados oficiais de análises de sementes, que têm validade de seis meses após a data de verificação. Ao consultar esses documentos, o agricultor deve prestar atenção às informações referentes à germinação, pureza, material inerte e outras sementes. Esse conjunto de informações pode assegurar o estabelecimento de um stand perfeito, ponto inicial para o bom desenvolvimento da soja.