Semente representa 18% do custo do melão

Especificações de transporte pelo modal rodoviário do insumo são temas do novo Canal Rural Na EstradaA fazenda que mais produz melão no mundo fica em Icapuí (CE). Cada safra resulta em aproximadamente 180 mil toneladas da fruta. As sementes, no entanto, vêm de fora: chegam de avião, de primeira classe, e isso encarece o preço do produto final. Este insumo equivale a 18% do custo da fruta. O coordenador de importação desta propriedade, Ary Filho, descreve o processo:

– Antecipadamente, a gente chega a fazer o pedido para o fornecedor com 60 dias. Tem o tempo de liberação, o tempo de preparação da semente lá no exterior para envio, e as burocracias fitossanitária e aduaneira da Receita Federal.

O período de controle alfandegário demora em torno de dez dias, e então as sementes podem ser armazenadas. Quanto à parcela da logística feita pelo modal rodoviário, é necessária cautela extrema para não danificar os insumos destinados ao produtor: os caminhões têm que estar impecáveis e fornecer temperatura controlada, para que a semente não perca a capacidade de germinação. Assim, este processo de transporte custa 20% a mais que outros fretes de insumos.

No Canal Rural Na Estrada dessa semana, o tema é a logística das sementes. O programa vai ao ar no domingo, às 8h e às 20h e você pode assistir a uma prévia do novo episódio abaixo: