Diversos

AgRural reduz produção de milho 2ª safra no Centro-Sul

Consultoria fez pequenos ajustes para baixo na produtividade do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul - estados mais afetados pela estiagem durante a fase reprodutiva das lavouras

Foto: Aprosoja-MS

A consultoria AgRural divulgou nova estimativa para a segunda safra de milho do Brasil. A produção do Centro-Sul, que no início de julho foi projetada em 53,6 milhões de toneladas, caiu para 53,4 milhões.

A queda de 191 mil toneladas em relação à expectativa anterior deve-se a pequenos ajustes para baixo na produtividade do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul – estados mais afetados pela estiagem durante a fase reprodutiva das lavouras. O rendimento em Mato Grosso e Goiás, que foi ajustado para cima no início do mês, foi mantido, enquanto o de Minas Gerais aumentou.

A produtividade média do Centro-Sul é projetada em 86 sacas por hectare, contra 86,3 sacas na estimativa anterior e 96,9 sacas por hectare no ano passado. A área, estável em relação à estimativa precedente, mas 5,2% menor que a plantada em 2017, é de 10,3 milhões de hectares.

Brasil

Combinando os números da AgRural para o Centro-Sul com as estimativas da Conab para o Norte e Nordeste, a produção de milho segunda safra do Brasil em 2018 fica em 56,8 milhões de toneladas, ante 57,1 milhões estimados no início do mês e 67,4 milhões de toneladas em 2017.