Diversos

Ajuste ideal das máquinas pode proporcionar melhor resultado na colheita de milho

De acordo com especialista, cada tipo de grão tem um volume de massa diferente, por isso, algumas mudanças são necessárias

Com o início da colheita de milho em diversas regiões do país, o produtor deve adaptar as máquinas no campo para conseguir uma melhor produtividade com as lavouras. Luis Fernando Voigt, consultor de treinamento da empresa de máquinas agrícolas Vence Tudo explica que, na lavoura de milho, a colheitadeira precisa de ajustes em relação a plantios de soja ou trigo, por exemplo.

“Quando falamos em culturas diferentes, falamos de volume de massa diferentes. As esteiras do alimentador da colheitadeira precisam ser ajustadas mais para cima. Dessa forma, temos o melhor recolhimento das espigas, caso contrário, podemos até danificar as espigas, que mesmo antes de chegar na debulha da máquina já estaria se deteriorando”, ressalta.

Ainda de acordo com Voigt, outro ponto importante a ser observado é a abertura e o tipo do concavo que se usa, pois quem já colheu soja e agora vai retirar o milho safrinha, não é necessário realizar a troca do concavo na colheitadeira, apenas fazer os ajustes das medidas.

Ajuste nas plataformas

Para melhorar o desempenho da colheitadeira, os cuidados com a plataforma também devem ser levados em conta, segundo Luis Fernando Voigt. “É preciso que a plataforma esteja com as manutenções preventivas em dia, durante o período da colheita também devem ser respeitados os períodos de lubrificação e ainda ficar de olho nos níveis de líquidos de arrefecimento”.

O especialista ressalta, também, o fator humano que está envolvido no processo da colheita. “O operador precisa estar atento ao que está acontecendo ao redor da máquina, para extrair a melhor performance tanto plataforma quanto colheitadeira”, pontua.