Área registrada no CAR avança em julho

Maior parte dos imóveis registrados possui até quadro módulos fiscais, diz SFB 

Fonte: Canal Rural

O Sistema Florestal Brasileiro (SFB) informou que a área total cadastrada no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) somou 233,146 milhões de hectares em julho, representando 58,64% da área passível de cadastro e um avanço de 1,37 ponto percentual (pp) em relação ao total cadastrado em junho.

O número de imóveis cadastrados até o momento totaliza 1,737 milhão de unidades, aumento de 0,5% ante o mês anterior.

A maior parte dos imóveis cadastrados no Sicar (89,29%) possui entre um e quatro módulos fiscais. Em seguida estão os que possuem entre quatro e 15 módulos fiscais (7,56%) e acima de 15 módulos fiscais (3,16%).

Por região, o Norte é o que possui o maior número de áreas cadastradas – 77,6% do total passível de cadastro. Em seguida aparecem Centro-Oeste (55,54%), Sudeste (52,39%), Nordeste (24,79%) e Sul (22,15%).

Os estados que já terminaram os trabalhos são Acre, Amazonas, Roraima e Distrito Federal. O Rio Grande do Sul, por sua vez, possui o menor percentual de área cadastrada entre os estados (3,26%), um avanço de 1,22 pp em relação a junho.

O CAR é uma das exigências do Código Florestal Brasileiro e é obrigatório para todos os imóveis rurais. O objetivo do cadastro é integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais estimulando a regularização ambiental.

Os produtores devem se inscrever até 5 de maio de 2016. Caso contrário, eles sofrerão restrição de direitos, como o impedimento de venda, transferência, doação, restrição do acesso a financiamentos bancários, entre outros.