CAR aperfeiçoa políticas para sustentabilidade, diz governo

Produtores precisam se engajar para garantir seu funcionamento, afirma secretário executivo do Ministério do Meio AmbienteO secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, Francisco Gaetani, defende que as informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR) representam uma possibilidade de aperfeiçoar políticas públicas em relação à sustentabilidade e à produção agrícola nacional. 

Fonte: MMA

– O CAR significa uma possibilidade de discutir questões hídricas, de florestas nativas e antecipar as safras de uma forma sem precedentes. Antes, ficávamos só no “achismo” na experiência piloto. Agora, vamos trabalhar estruturalmente e nacionalmente – disse ele em debate sobre a implementação do Código Florestal, realizado pela Sociedade Rural Brasileira (SRB), em São Paulo.

• Veja também: Código Florestal completa três anos com desafios

A implementação do CAR, no entanto, representa um desafio. Segundo Gaetani, os produtores nacionais precisam se engajar e resolver diferenças para garantir o funcionamento deste novo mecanismo.

– Precisamos enfrentar desafios e virar a página. O Brasil está cheio de gargalos que estão aí há décadas. Para prosperar, o país precisa processar os seus conflitos – afirmou.

O secretário executivo também ressaltou que o Brasil deve buscar uma solução própria para harmonizar sua produção e o meio ambiente, dada a biodiversidade exemplar presente no País. Além disso, ele salientou que as regras do novo Código Florestal, de 2012, que exige reserva entre 20% e 80% da propriedade rural, a depender da região, demanda que essa harmonização.

– Precisamos dar uso a essas parcelas que seja virtuoso do ponto de vista da produção e do meio ambiente – disse.

Mais recursos

No mesmo evento, o secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Rubens Rizek Júnior, afirmou que o estado necessita de mais recursos para finalizar o Castro Ambiental Rural (CAR) em todo o seu território.

– O desafio de implementação do CAR é um case [caso exemplar] mundial. Conseguimos, apesar dos desafios, cadastrar 60% da área de São Paulo, mas nossas análises mostram que a partir de agora esse processo começa a ficar ainda mais difícil – disse.

• Veja também: Governo de São Paulo ajudará produtores a recuperar nascentes

Rizek aproveitou a presença do secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente no evento para cobrar os recursos.

– Fica aqui um pedido subscrito por cem pessoas presentes que irei marcar um café com vossa excelente para discutir [a questão] – afirmou ao representante do governo federal.

O secretário estadual também elogiou associações e entidades do setor em São Paulo em sua atuação no processo de cadastramento de propriedades rurais no Estado, incentivando produtores a realizar o processo. 

Site

Ambos participaram de um evento para o lançamento do Portal da Sustentabilidade, que pretende ajudar os produtores que ainda não fizeram o CAR. O portal é uma parceria da SRB com a Bolsa de Valores Ambientais do Rio de Janeiro (BV Rio). 

No país, mais de 191 milhões de hectares já foram cadastrados no CAR, pouco mais de 51% do total da área passível de cadastro. O prazo se encerra em maio de 2016. Até agora, 1,376,516 milhão de propriedades foram cadastradas. Desse total, 45,7% dos proprietários têm déficit de vegetação nativa, mas querem fazer a regularização. Toda propriedade rural tem que preservar pelo menos 20% da mata nativa.