Freio de Ouro

Classificatória uruguaia ao Freio de Ouro será realizada neste fim de semana

Assim como nas etapas brasileiras, uruguaios seguirão protocolo sanitário de distanciamento social

Freio de Ouro Uruguai
Foto: CS Fotografias/divulgação

A Sociedad de Criadores de Caballos Criollos del Uruguay confirmou a realização da Classificatória ao Freio de Ouro no país vizinho, seguindo um protocolo sanitário de distanciamento social. Entre os dias 31 de julho a 2 de agosto, a Associación Agropecuaria da cidade de Salto receberá os exemplares admitidos que buscam uma das oito vagas, quatro fêmeas e quatro machos, na grande final da raça crioula no Brasil.

Ao total, 20 animais naturais do Uruguai, assim como os ginetes que os acompanharão, foram inscritos. Para a atividade que seguirá as mesmas etapas estabelecidas no regulamento do Freio de Ouro foram escalados os brasileiros Rodrigo Teixeira e Renato Morrone, e o uruguaio Felipe Malfatto para o julgamento. Já o técnico credenciado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) responsável pela seletiva será Rouget Gigena Wrege.

A associação da cidade uruguaia seguirá um protocolo previamente estabelecido com o governo. Será uma classificatória sem público, onde apenas três pessoas por animal terão acesso ao local de provas. O uso de máscara e de álcool em gel, além do distanciamento social, deverão ser seguidos à risca.

O ciclo de credenciadoras uruguaias passou cronologicamente pelas cidades de Salto, Rivera e Maldonado. Ainda estava prevista uma quarta atividade no mês de março, mas em função do novo coronavírus, a data foi suspensa.