Freio de Ouro

Balisa III do Itapororó e Santa Alice Posteiro são campeões do Bocal de Ouro

Classificatória de inéditos ao Freio de Ouro consagrou égua de criatório de Santa Cruz do Sul e cavalo de cabanhas de Rosário do Sul e Passo Fundo no alto do pódio

Balisa III do Itapororó. Foto: Felipe Ulbrich

Durante os quatros dias de competição no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), no Bocal de Ouro, reviravoltas na fase final das gêmeas, consistência e força genética na categoria Mmachos e um protocolo de segurança de saúde diferente em decorrência do coronavírus marcaram o campeonato.

“Neste cenário diverso, que apesar de tudo não tirou a emoção da seletiva, Balisa III do Itapororó e Santa Alice Posteiro se consagraram como os grandes campeões da primeira semifinal brasileira do ciclo do Freio de Ouro 2020”, afirmou a organização em nota oficial.

Nas fêmeas, as oito classificadas fizeram média acima dos 20 pontos. No entanto, na ponta, Balisa III do Itapororó escalou até a primeira colocação no decorrer nas etapas funcionais.

A fêmea terminou a primeira fase na 7ª posição e foi crescendo até ser anunciada como a Bocal de Ouro após a última corrida de paleteada. Balisa, que já carregava o título de terceira Melhor Fêmea na Morfologia da Expointer em 2017, agora mostrou sua aptidão funcional.

“É uma égua muito importante, extremamente mansa e bem domada. É uma égua que tem tudo para acrescentar para frente. Estou há um ano com ela, mas sempre gostei dela, planejando com paciência para poder colher este fruto”, disse o ginete responsável por conduzir a campeã, Fábio Teixeira da Silveira.

Santa Alice Posteiro
Santa Alice Posteiro. Foto: Fagner Almeida ABCCC

Médias altas também foram obtidas na categoria machos, com cinco exemplares acima dos 20 pontos. O dono do Ouro, Santa Alice Posteiro conta com uma genética de peso: é irmão materno de Santa Alice Nublado II, atual Freio de Ouro na categoria Machos, e filho de Ganadero da Harmonia, Freio de Ouro 2006. A nota morfológica de 8.033, conquistada no primeiro dia, foi seguida de muita funcionalidade e aptidão com o gado, fazendo com que Posteiro mantivesse a liderança do início ao fim das etapas funcionais.

“É muita alegria, muito cavalo bom que estamos montando. Esse cavalo já faz um tempo que está comigo, sempre se mostrou bom e demos um tempo para ele ir treinando e deu tudo certo. É um cavalo que tinha uma expectativa muito grande, fizemos um planejamento de longo prazo”, destacou o ginete Fernando Andrighetti.

Para o presidente da ABCCC, Francisco Fleck, apesar do ambiente diferente, a qualidade dos cavalos do Bocal de Ouro se manteve. “Mais uma vez nos surpreendemos positivamente pelo alto nível e não foi diferente desta vez, com animais belíssimos desde a Morfologia. Estamos no 39º ano do Freio de Ouro e este é o resultado que esta ferramenta de seleção nos trouxe. O cavalo que temos hoje é um dos cavalos mais bonitos e um dos melhores cavalos de sela do mundo selecionados por esta prova”, observa.

O julgamento

Nas placas, avaliando os concorrentes entre os dias 18 e 21 de junho, tivemos dois trios de jurados: Alexandre Pons Suñe, Jorge Aginelo Nascimento e Mário Móglia Suñe na categoria Fêmeas; e André Luiz Narciso Rosa, Ciro Manoel Canto de Freitas e Luciano Corrêa Passos na categoria Machos. O técnico supervisor da seletiva foi Ricardo Guazzelli Martins. Além disso, Gustavo Delabary, nas Fêmeas, e Fernando Andrighetti, na categoria Machos, foram escolhidos como os Ginetes Destaque do Bocal de Ouro.

Para as próximas provas classificatórias, o público poderá acompanhar a competição pelo site oficial e redes sociais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e pelo Lance Rural.

Abaixo confira todos os classificados

Bocal de Ouro

Santa Alice posteiro

Criador: Marcelo Bomfiglio Marçal

Expositor: Estância Santa Alice e Cabanha Del Casillero

Estabelecimento: Estância Santa Alice e Cabanha El Casillero, Rosário do

Sul e Passo Fundo-rs

Ginete: Fernando Andrighetti

Média: 21,428

Bocal de Prata

Zêzere do Canguçu

Criador: Mauro Duarte Mabilde Silveira

Expositor: Julio Cesar Carlotto

Estabelecimento: Cabanha Oj, Erechim-RS

Ginete: Fagner Crescencio Espindola

Média: 21,082

Bocal de Bronze

Secreto dos Três Pinhais

Criador: Vilson Aozane Bilibio

Expositor: Thiago Kramer Rodeghero

Estabelecimento: CT Juri Barbosa, Caxias do Sul-RS

Ginete: Juri Pescador Barbosa

Média: 20,850

Bocal de Alpaca

Escorpião de São Pedro

Criador: Eduardo Macedo Linhares

Expositor: Artur Freire Diogo Junior

Estabelecimento: Estância São Diogo, Santa Vitória do Palmar-RS

Ginete: José Fonseca Macedo

Média: 20,579

5º colocado

Chasque da Boa Vista

Criador: Fazenda Boa Vista

Expositor: Luizantero Pimenta Peixoto, Henrique José de Queiroz Marim

Teixeira, Rosangela Fração, Juliano Flores, Fernando Horst, Francisco

Crosseti Neto e Vitélio Rigão

Estabelecimento: C.T Água Funda, Júlio de Castilhos-RS

Ginete: Daniel Waihrich Marim Teixeira

Média: 20,302

6º colocado

Norte do Ouriço

Criador: Luis Augusto Weber

Expositor: Luis Augusto Weber

Estabelecimento: Cabanha do Ouriço, Carazinho-RS

Ginete: Fábio Teixeira da Silveira

Média: 19,926

7º colocado

Emblema do Itacorubi

Criador: Lavínia Bica de Freitas Mendes

Expositor: Jean Carlo Santos Mendes

Estabelecimento: Cabanha Itacurubi, São Borja-RS

Ginete: Fábio Teixeira da Silveira

Média: 19,418

8º colocado

Floreio Seresteiro

Criador: Luiz Alberto Martins Bastos

Expositor: Luiz Alberto Martins Bastos

Estabelecimento: Estância Nazareth, Uruguaiana-RS

Ginete: Gabriel Viola Marty

Média: 19,018