Freio de Ouro

Credenciadora de Inéditos marca retomada de atividades crioulistas no RS

Ao todo 23 animais passaram pelo crivo dos jurados, tanto na etapa de análise morfológica quando no início das funcionais

Cavalo crioulo
Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC

Ocorrendo dentro de um rígido protocolo sanitário e de distanciamento social, a Credenciadora de Inéditos do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da 6ª Região concluiu seu primeiro dia de programação nesta sexta-feira, 5 de junho. Ao todo 23 animais passaram pelo crivo dos jurados, tanto na etapa de análise morfológica quando no início das funcionais (com Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas), apontando os conjuntos que já vão se destacando e alternando presença nas primeiras colocações.

Ao final das provas de hoje, dentro da categoria Fêmeas, o topo da planilha foi ocupado por Capanegra Una Novia. A égua, exposta pela Estância Tamareira e Cabanha Santa Larissa, vem conduzida pelo ginete Cezar Augusto Schell Freire, com 18,622 de média parcial. Já na categoria Machos, somando 18,772 de nota até o momento, Zêzere do Canguçu termina como líder na parcial das funcionais. O cavalo é propriedade da Cabanha OJ, de Erechim/RS, e compete sob a condução do ginete Fagner Crescencio Espíndola.

Etapa morfológica, realizada no turno da manhã

Na avaliação do trio formado por Cláudio Neto de Azevedo, Eduardo Móglia Suñe e Felipe Caccia Maciel, Invernada do Morro Chato arrancou na seletiva com 7,450 de nota na apresentação a cabresto. A rosilha colorada é exposta pela Cabanha Zamorra, de Lages/SC. Já Amuleto da Velho Cincerro alcançou 7,767 de pontuação. O cavalo zaino veio à pista exposto pela Cabanha Velho Cincerro, de Pomerode/SC. 

Fim de semana

A programação, que segue até o domingo, retorna a partir das 8h do sábado, 6 de junho, com a etapa de mangueira I. A supervisão técnica da prova está a cargo de Carlos Marques Gonçalves Neto, supervisor credenciado à ABCCC.

Retomada segue cuidados de prevenção à Covid-19

O retorno de algumas atividades de seleção da raça Crioula só foi possível graças a um intenso trabalho da ABCCC e da preocupação em formular um protocolo sanitário e de distanciamento social que garantisse uma retomada segura, normas que estão sendo rigorosamente seguidas desde o início da programação. Incluindo uma rotina de controle prévio de entrada (limitando somente àqueles diretamente envolvidos na seletiva), medição de temperatura diariamente, uso obrigatório de máscara, distanciamento entre as pessoas e espaços, atenção redobrada quanto à higienização e uma equipe de orientadores disponíveis para garantir o bom andamento das atividades e o cumprimento das normas.

 

“É um momento que a gente inicia um grande desafio. Somos a primeira entidade de raça no Brasil a retomar uma atividade de prova. Agradeço a todos que estão aqui desde ontem, seguindo todos os protocolos necessários. Tenho certeza que nós todos, juntos, vamos conseguir dar esse exemplo”, destacou o presidente da Associação, Francisco Kessler Fleck, nesta largada da seletiva.

Confira a programação restante: 

  • 6 de junho (sábado)

8h – Prova de Mangueira I

13h – Prova de Campo I

  • 7 de junho (domingo)

8h – Mangueira II

9h30 – Bayard/Sarmento

10h30 – Prova de campo II

12h – Entrega de troféus e encerramento