Cresce pressão para prorrogação do CAR

Expectativa, agora, é que o anúncio saia na segunda-feira, um dia antes do término do prazoFaltando menos de uma semana para encerrar o prazo para os proprietários rurais fazerem o Cadastro Ambiental Rural (CAR), cresce a pressão dos Estados e entidades pela prorrogação. A legislação prevê que o prazo seja prorrogado por mais um ano mas, até o momento, o governo federal tem empurrado a decisão para o último minuto.

Durante cerimônia de assinatura de contrato de concessão da Floresta Nacional de Altamira realizada em Brasília na terça, dia 28, a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira manteve o discurso e não deu nenhuma sinalização clara sobre a prorrogação.

– Nós estamos esperando. Eu devo trabalhar sábado e domingo e vou esperar o balanço de como que está a situação, para eu poder discutir na segunda-feira [dia 4] com os ministros envolvidos.

Questionada se o governo vai prorrogar, a ministra apenas disse:

– Vamos esperar os próximos capítulos.

Fontes disseram ao Canal Rural que o anúncio será feito na segunda-feira, um dia antes do término do prazo. Os governos dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Goiás já pediram a governo que prorrogue o prazo. A situação mais crítica está na região Sul, onde a adesão ao cadastro foi muito baixa. No Rio Grande do Sul, menos de 1% das propriedades fizeram o CAR; no Paraná, o percentual está em torno de 8.

Mato Grosso

Nesta quarta, dia 29, a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) solicitou ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) a prorrogação do prazo. Segundo o presidente da federação, Rui Prado, o pedido foi feito em caráter excepcional, para que os proprietários rurais possam declarar com segurança os dados relativos às propriedades, como determina o novo Código Florestal.

– Em Mato Grosso o Sistema do Cadastro Ambiental Rural (Sicar) só foi disponibilizado em outubro de 2014, ou seja, cinco meses depois que o prazo para o cadastramento começou a ser contabilizado – informa Prado.

Na terça, a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) já havia protocolado um ofício no MMA com o mesmo pedido. Segundo o presidente da associação, José João Bernardes, a prorrogação do prazo é essencial para os produtores.

– Um CAR mal feito pode gerar problemas futuros para os produtores – enfatiza Bernardes.

De acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), apenas 56 mil imóveis, de um total de 140 mil, foram inseridos no sistema.

Mato Grosso do Sul

A Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) e a Associação dos Produtores de Soja de MS (Aprosoja/MS) também encaminharam ofício à ministra Izabella Teixeira, solicitando a prorrogação do prazo para cadastramento no CAR que termina no próximo dia 5 de maio. Apenas 10% das 62 mil propriedades sul-mato-grossenses fizeram o cadastro até agora.

São Paulo

No Estado de São Paulo, até o momento 44% das áreas agrícolas se cadastraram. Isso corresponde a 112 mil propriedades rurais, em um total de 350 mil. Mesmo representando menos da metade dos cadastros, a secretária do Meio Ambiente de São Paulo, Patrícia Iglecias, considera um bom resultado, pois, houve adesão de pequenos produtores que, em anos anteriores, tinham receio desse tema. O Estado de São Paulo não solicitou a prorrogação oficialmente, mas a secretária disse esperar que o prazo seja estendido.

Agrishow

O governo de São Paulo instalou na Agrishow um balcão do Poupa Tempo Rural que pode esclarecer dúvidas dos proprietários sobre o preenchimento do Cadastro. Lá, os técnicos estão disponíveis para passar a documentação necessária e os endereços dos 40 escritórios das Coordenadorias de Assistência Técnica Integral (Cati), onde é possível fazer o preenchimento do CAR.

Edição de Gisele Neuls, colaboraram Henrique Bighetti e Maria Braga