Estivadores fazem paralisação parcial em Santos

Movimento, que durou seis horas, não afetou os terminais de grãosOs estivadores do Porto de Santos realizaram hoje, dia 1, uma paralisação de seis horas nos terminais públicos de contêineres controlados pela Ecoporto e BTP. O movimento não afetou as atividades de escoamento de grãos. 

Fonte: Divulgação: GOV SP

De acordo com o diretor social do Sindicato dos Estivadores de Santos (Sindestiva), Sandro Olimpio, a paralisação começou às 7h e foi até às 13h. Ela nos terminais públicos de contêineres. No caso dos grãos, ele explicou que a categoria já tinha fechado acordo com as empresas.

A categoria reivindica aumento salarial de 15% além da reposição inflacionária, aumento do vale-refeição para R$ 30 por dia, além de adicional de risco e treinamento e qualificação dos trabalhadores.

• Veja também: Embarque da soja nos portos está atrasado

Olimpio afirma que os estivadores estão aguardando navios atracarem nos terminais Santos Brasil e Libra, também de caráter público, para que uma nova paralisação seja feita pelo mesmo período.

Amanhã, no período da tarde, a categoria deve assinar um acordo com as agências de porto público – que não tem ligação com os terminais citados acima – que cederam a parte das reivindicações.