Fiscais agropecuários paralisam atividades na Expointer

Paralisação na Expointer seguirá até quinta, dia 3, do meio-dia às 18h. Cerca de 60 fiscais atuam na feira. O protesto é contra o parcelamento de salários imposto pelo governo estadual

Fiscais estaduais agropecuários iniciam paralização na Expointer hoje, dia 31, até quinta, 3, das 12h às 18h. A paralisação é parte do protesto dos servidores pelo parcelamento dos salários no Rio Grande do Sul. A orientação da Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro-RS) é de paralisar totalmente as atividades, dentro da feira, de 31 de agosto a 3 de setembro neste horário. A atuação dos servidores nos julgamentos de animais neste período também deve ser suspensa. Haverá concentração a partir das 11h na área de recepção de animais, no desembarcadouro, dentro do parque.

No interior do estado, a categoria deve manter  30% das Inspetorias de Defesa Agropecuária em funcionamento já a partir de hoje pela manhã. Os trabalhos de inspeção devem suspensos nos dias 2 e 3 de setembro. Na sexta, dia da Abertura Oficial, os fiscais agropecuários vão realizar caminhada e mobilização durante os discursos da Abertura Oficial da Expointer, juntamente com servidores e entidades de outras categorias.

O Rio Grande do Sul conta com aproximadamente 500 fiscais agropecuários, destes 150 atuam na fiscalização de estabelecimentos de inspeção estadual e os demais na defesa agropecuária, no nível central e inspetorias. A Expointer 2015 conta com o trabalho de cerca de 60 fiscais.

O secretário estadual de Agricultura e Pecuária do RS, Ernani Polo, afirmou, durante coletiva para balanço de números da feira neste domingo, dia 30, que o governo se articula para que não haja prejuízos com a paralisação dos fiscais.