Fórum: tecnologia é chave para crescimento de produção

Primeiro fórum do Canal Rural na Expointer 2015 mostrou aos produtores rurais o resultado do investimento em pesquisas científicas para produtividade

Expointer 2015 já começou com muita informação aos produtores rurais que estão junto do Canal Rural. Na manhã deste sábado, dia 29, o primeiro fórum desta edição tratou de tecnologia aplicada ao desenvolvimento da produção. O Agroencontro da Brasoja Agro, em parceria com o Canal Rural, mostrou os exemplos de sucesso da Cooperativa Agropecuária e Industrial de Não-Me-Toque (Cotrijal) e do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

O diretor da Brasoja Agro, Antônio Sartori, apresentou cenários do mercado de grãos e os efeitos a longo prazo do foco em pesquisas científicas para ganho de produtividade.

– O Rio Grande do Sul colheu safra recorde, de 32 milhões de toneladas de grãos. Isso é uma vitória – disse o diretor da Brasoja Agro.

Os participantes do encontro discutiram a busca da excelência pela informação e representantes da Cotrijal apresentaram o Projeto Ciclus – Agricultura de Precisão, Soja e Milho.

Conforme o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, a preocupação da cooperativa está na aplicação dos conhecimentos adquiridos através da ciência no processo produtivo.

– Em 30 anos Brasil dobrou a produtividade . E não é fácil encontrar altos rendimentos utilizando a tecnologia – destacou Mânica.

Também participaram do fórum o gerente da Divisão de Pesquisa do Irga, Rodrigo Schenfeld, Márcio Santos, gerente de Marketing da Monsato, o governador do estado do Rio Grande do Sul, Ivo Sartori, e o secretário de Agricultura e Pecuária do estado, Ernani Polo. O painel foi transmitido ao vivo do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).