O distribuidor de adubo, capaz de gerar uma economia de quase 50% no tempo de operação, vem conquistando espaço nas propriedades. Isso porque a capacidade da máquina é maior do que os distribuidores tradicionais.
O gerente de departamento de máquinas da Integrada Cooperativa Agroindustrial, André Silveira, revela que além da economia de tempo, as máquinas também oferecem maior capacidade de reservatório de plantadeiras convencionais, maior faixa de aplicação, menor tempo de parada de abastecimento, entre outros.
“A agricultura de precisão, com máquinas mais sofisticadas, aliadas a análise de solos e práticas agronômicas trazem, a cada situação, a real necessidade de nutrientes que cada planta pode extrair”, conta.
O gerente revela que a cooperativa tem vários equipamentos de sucesso e a faixa de preço varia entre R$ 40 mil até R$ 1 milhão. “O custo real é independente de cada máquina. O valor é do manejo que precisa ser feito. O que o produtor precisa começar a pensar é não só na economia de tempo, mas sim na economia do produto, do adubo”, completa.