Mercado calcula redução de até 800 mil ha de soja nos EUA

Mas consultoria AGR Brasil afirma que isso não significa que os preços vão disparar no mercado no curto prazo

Fonte: Eduardo Beche/Arquivo Pessoal

Mesmo com previsão de melhora nas condições climáticas dos Estados Unidos, o mercado internacional calcula um corte de 500 a 800 mil hectares sobre a área de plantio de soja anunciada pelo Departamento de Agricultura americano (USDA). Em seu boletim diário desta quarta, dia 1º, a consultoria AGR Brasil concorda com a perspectiva, mas calcula a redução em 400 mil hectares.

– O que ainda faz da área de soja a maior na história dos EUA – aponta o boletim.

A AGR diz que as safras de milho e soja norte-americanas não são formadas em junho, mas nos meses de julho e agosto. A previsão do tempo para as próximas duas semanas é favorável e, caso confirmada, permitirá a absorção de umidade excessiva em grande parte do cinturão de grãos americano.

Com isso, fica reduzida a área mais problemática de produção para menos de 10% do total. “As safras norte-americanas de milho e soja para 2015/2016 ainda podem se colocar entre as maiores da história no país”, aponta a consultoria. Com isso, a AGR Brasil aposta que o potencial de preços muito mais baixos fica adiado até que o mercado consiga tabular com maior precisão o efeito que as chuvas recentes terão na área de plantio e colheita e nos níveis de produtividade.

Entretanto, a consultoria diz que isso não significa que os preços vão disparar no mercado no curto prazo. Caso o relatório do USDA programado para o dia 10 não traga ajustes drásticos e as previsões climáticas recentes sejam confirmadas, a AGR Brasil acredita que o movimento de alta dos últimos dias pode se inverter nas próximas semanas.

Conexão Chicago

Toda segunda, às 19h, no Rural Notícias, Pedro Dejneka tira dúvidas enviadas pelo público. Você pode enviar sua pergunta sobre as tendências do mercado internacional pela fanpage do Canal Rural no Facebook, pelo WhatsApp (11) 98524-0073 ou através do Fale Conosco do site. Saiba como obter o relatório diário da AGR Brasil no site da consultoria: www.agrbrasil.com.