Agronegócio

Milho: 37% da safrinha de Mato Grosso do Sul já foi negociada

Projeto Mais Milho reúne especialistas e debate desafios da cadeia no quarto maior produtor do cereal na safrinha

Em Mato Grosso do Sul, os produtores comercializaram 37% da safrinha de milho da temporada 2019/2020 até o final de maio, segundo dados da Granos Corretora, divulgados no boletim semanal da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). O volume negociado está 5 pontos percentuais acima do registrado em igual período de 2019, de 32%.

Murilo Bonilha Botelho, produtor rural de Dourados, no sul do estado, comercializou antecipadamente 25% da sua safrinha de milho. “Com os custos já travados, vamos segurar a venda para acompanhar o comportamento do dólar e as exportações de milho”, afirma.

Nesta temporada, a área destinada ao plantio do cereal no estado caiu 9,02%, de 2,173 milhões de hectares, para 1,977 milhão de hectares, ainda conforme relatório da Famasul. Atualmente, Mato Grosso do Sul é o quarto maior produtor do cereal na safrinha, com produção projetada em 8,46 milhões de toneladas no ciclo 2019/2020, de acordo com boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Já a produtividade média está estimada em 4.600 quilos por hectare neste ciclo, conforme a Conab. Na safra 2018/2019, o rendimento médio ficou em 5.040 quilos do grão por hectare. Para debater os desafios da cadeia do cereal no estado, o Projeto Mais Milho promove uma live na próxima quinta-feira, 4, às 2o horas.

O moderador da transmissão ao vivo e vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Glauber Silveira, recebe os produtores rurais Murilo Bonilha Botelho e Juliano Schmaedecke, além do presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja-MS), André Dobashi.

A live faz parte da programação especial do Canal Rural no mês de junho, dedicada aos produtores rurais desse importante grão. Você pode acompanhar e participar desse encontro virtual pelo site, Facebook, Instagram e YouTube do Canal Rural, a partir das 20 horas de Brasília.

Projeto Mais Milho