Mais Milho

Milho: MT deve colher em média 105 sacas por hectare na segunda safra

As perspectivas para o mercado do cereal serão discutidas nesta terça-feira, na Abertura Nacional da Colheita, direto de Mato Grosso

O Canal Rural transmite nesta terça-feira, 16, a partir das 10h, a Abertura Nacional da Colheita do Milho, direto de Nova Mutum (MT). Este ano, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê produção recorde do grão no país, ultrapassando 100 milhões de toneladas.

De acordo com o comentarista do Canal Rural e vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Glauber Silveira, em Mato Grosso, os trabalhos de campo estão mais lentos em relação ao ano passado. A colheita atingiu cerca de 17% da área até esta segunda-feira, 15. No mesmo período de 2019, o índice era de 22%. “Tivemos um veranico que atrasou um pouco o plantio, em duas semanas. Mas considerado os últimos cinco anos, está tudo normal”, pontua.

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) projeta que as lavouras devem render, em média, 105 sacas por hectare, pouco menos que as 110 sacas por hectare colhidas na temporada anterior. “Mesmo assim, será uma grande safra”, destaca Silveira.