Rural Notícias

Mulheres são destaque na classificatória para final do Freio de Ouro

As mulheres que sempre desempenharam um papel importante no Freio de Ouro estão cada vez mais ganhando espaço dentro das pistas e duas ginetes estão participando da classificatória regional

Acontece neste fim de semana, em Esteio (RS), a penúltima classificatória ao Freio de Ouro 2020. Os animais estão na pista do Parque de Exposições Assis Brasil desde quinta-feira, quando ocorreram a admissão e avaliação morfológica e devem competir até domingo, 16.

E as mulheres que sempre desempenharam um papel importante no Freio de Ouro, estão cada vez mais ganhando espaço dentro das pistas. Duas ginetes estão participando da classificatória regional e uma delas é a ginete Calinthia Cunha. “É uma honra estar representando as mulheres, aqui na pista, concorrendo a classificatória ao Freio de Ouro. Eu acho que não é fácil, às vezes, para nós. Eu não trabalho só com cavalos, temos que conciliar tudo, mas o retorno é muito gratificante de estar aqui, podendo competir. Espero que a gente se saia muito bem”, disse.

Ao todo, 61 animais estão na disputa das 16 vagas que vão garantir presença na grande final da competição, que ainda não tem data definida.

Por conta da pandemia e das medidas de prevenção contra a Covid-19, as regras de acesso ao parque são rígidas e seguem todo o protocolo sanitário e de distanciamento social. A entrada só é permitida das pessoas diretamente envolvidas com as provas, como expositores, tratadores, veterinários e ginetes.

“Essa é a quarta classificatória, duas prévias morfológicas para a Expointer. Ainda teremos mais uma prévia morfológica e mais uma classificatória para, então, encaminhar nossas finais, a final do Freio de Ouro e a nossa grande exposição morfológica. Conseguimos um grande apoio de toda a comunidade, ginetes, veterinários, proprietários em cumprir nossos regulamentos  e com isso manter nossas atividades funcionando”, disse o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Crioulos (ABCCC), Francisco Fleck.

Ele lembra que dos mais de 800 eventos que seriam realizados neste período, depois do início da quarentena, foram reduzidos para 12 atividades de seleção, baseados  nas provas mais importantes que é a morfologia e o Freio de Ouro.

“Estamos conseguindo terminar o nosso ciclo em um nível muito bom. O Bocal de Ouro teve um nível fantástico, vários animais, agora, classificados com alto nível . Esperamos uma final do Freio de Ouro, novamente, mostrando a grande qualidade  do nosso cavalo, da nossa raça”, finalizou.