Mato Grosso

Orientações da ATeG auxiliam produtores a comercializar produção em feiras

Feira Natural do Campo é realizada pelo Senar Mato Grosso em um shopping de Cuiabá; consumidores encontram derivados de leite, legumes, verduras, doces e flores

Produtores rurais na região da Baixada Cuiabana atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Senar Mato Grosso estão tendo a oportunidade de comercializar seus produtos diretamente com os consumidores. A Feira Natural do Campo, em Cuiabá, é vista por eles como uma oportunidade para aprender a comercializar.

Produtora rural de pecuária de leite no Distrito da Guia há cinco anos, Vandecleia Prochnow, viu sua vida tomar novos rumos a partir da ATeG do Senar Mato Grosso.

+Produtores de maracujá devem estar atentos às doenças com sintomas semelhantes

“Produzia muito, mas não conseguia mercado para comercializar os meus produtos. Foi quando vi uma publicação no Instagram sobre a Feira Natural do Campo do ano passado e me interessei em participar”, comenta Vandecleia que estreou em 2022 como feirante vendendo queijos.

Segundo a produtora de leite, no primeiro dia da Feira Natural do Campo os queijos levados esgotaram em menos de duas horas e no dia seguinte antes mesmo do evento começar os consumidores já a procuravam. Vandecleia comenta que a expectativa é até fevereiro de 2023 conseguir o selo de inspeção municipal.

“Antes eu não sabia nem por onde começar e hoje estamos somente aguardando o prazo para finalizar o processo. O Senar-MT abraçou o meu sonho e sou muito grata”, pontua a produtora de leite.

Vandecleia Prochnow produtora de leite atendida pela ATeG Senar Mato Grosso
Vandecleia Prochnow é produtora de leite no Distrito da Guia e é atendida pela ATeG. Foto: Senar Mato Grosso

Ter direcionamento é muito importante, afirmam produtores

Germano de Jesus é apicultor em Nossa Senhora do Livramento. Ele revela ter começado na atividade com a ATeG há dois anos.

“A instrução é de muito proveito, agora temos mais conhecimento e cuidado com o cultivo e o trabalho rende mais”.

+Bovinocultura: mapeamento de propriedade auxilia em ganho de produtividade

Há seis meses sendo assistida pelos técnicos da ATeG, a produtora rural de Poconé, Jane Regina da Silva, leva para a Feira Natural do Campo ovos caipiras e uma variedade de legumes. “A ATeG está há seis meses conosco e foi uma briga nossa. É importante ter um direcionamento para melhorar a produção”.

Feira é oportunidade a mais de conhecimento

Feira Natural do Campo é realizada através de uma parceria entre o Senar Mato Grosso, Sindicatos Rurais e o Shopping Pantanal, em Cuiabá. No próximo dia 1º de dezembro, das 17h às 21h, no estacionamento do shopping, será realizada a 3ª edição de 2022 da feira.

+Produção de flores em Mato Grosso é fonte alternativa de renda

Na feira a oportunidade de aprendizado é maior e é justamente por esse contato com o público urbano, com o cliente final que traz essas exigências e necessidades. Com isso, cada produtor tem como se aprimorar para fornecer os produtos ao consumidor final, de uma melhor forma”, diz o diretor executivo do Senar-MT, Carlos Augusto Zanata.

Conforme o gerente da ATeG, Armando Urenha, o Senar Mato Grosso como instituição de ensino orienta os melhores caminhos para que o produtor atinja seus objetivos.

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real