Paranaguá vai exportar maior carga de farelo de soja de sua história Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Notícias - Soja Brasil

Paranaguá vai exportar maior carga de farelo de soja de sua história

O graneleiro chinês, que aporta nesta segunda-feira, dia 27, receberá 90 mil toneladas, o equivalente à capacidade de 2,5 mil carretas

Navio sendo carregado com farelo de soja
Foto: Fabio Scremin/APPA

O Porto de Paranaguá vai movimentar nesta semana a maior carga de farelo de soja para exportação de sua história, cerca de 90 mil toneladas, o equivalente à capacidade de mais de 2,5 mil carretas. Em nota, a administração do porto diz que a operação para carregar o navio chinês Lan Hua Hai, que chega nesta segunda-feira, dia 27, deve durar quatro dias.

“Com 254 metros de comprimento e 43 metros de boca (largura), este é o maior navio graneleiro já recebido no Corredor de Exportação”, disse a empresa Portos do Paraná. Conforme o porto, o farelo brasileiro foi comprado de empresas e cooperativas de produtores como a Cargill, ADM, Coamo, Cocamar, Agrária e Comigo e tem como destino a Holanda.

Em média, os navios que carregam granéis sólidos no Porto de Paranaguá medem entre 199 e 229 metros de comprimento e recebem pouco mais de 60 mil toneladas de carga (soja, milho ou farelo) por escala.

Segundo o chefe da Divisão de Silo dos Portos do Paraná, Gilmar Francener, navios com grande capacidade de carga permitem um ganho operacional. Um navio de 90 mil toneladas substitui a atracação de dois navios menores. “A redução dos tempos operacionais, com redução das manobras de entrada e saída, reflete no preço do frete.”

CTNBio aprova uso comercial de soja transgênica tolerante à seca

Sair da versão mobile