Senar tira dúvidas sobre CAR na Expointer

Oficinas de boas práticas voltadas para a criação de ovinos e bovinos, receitas à base de trigo, soja e milho, novidades da pecuária de corte e de leite e Cadastro Ambiental Rural (CAR) são alguns dos temas

Fonte: Senar/RS

Durante os nove dias da Expointer 2015, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) levará para a feira uma diferentes ações voltadas ao produtor do campo. Oficinas de boas práticas voltadas para a criação de ovinos e bovinos, receitas à base de trigo, soja e milho, novidades da pecuária de corte e de leite e Cadastro Ambiental Rural (CAR) são alguns dos temas. A feira ocorre de 29 de agosto a 6 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

CAR – Código Florestal

O foco do ano para o Senar-RS será atualizar os produtores rurais sobre as últimas novidades do Cadastro Ambiental Rural (CAR), divulgando as capacitações e treinamentos que a entidade realiza para ensinar o passo a passo de como realizar o cadastro.

– Será um dos principais pontos trabalhados pelo Senar aos visitantes da feira, já que somos no estado o multiplicador dos treinamentos que habilitam técnicos e produtores a preencherem o cadastro – pontua o superintendente do Senar, Gilmar Tietböhl.

O prazo final para os produtores cadastrarem suas propriedades na ferramenta do governo é maio de 2016, e no Rio Grande do Sul o número de inscritos ainda é baixo. O estande do CAR estará no Pavilhão Internacional, contando com dispositivos interativos para que o público possa enxergar na prática como funciona o processo. No local, haverá computadores disponíveis para que os produtores possam ensaiar como realizar o cadastro.

Vitrine da Alimentação

O sucesso da edição do ano passado da Expointer – iniciativa do Senar-RS de ensinar o preparo de receitas saudáveis diferenciadas à base de grãos in natura – levou a entidade a transferir a Vitrine da Alimentação para o Pavilhão Internacional. O objetivo é ampliar a participação de público.Receitas à base de trigo, milho e soja in natura que podem ser facilmente preparadas em casa e com os produtos colhidos nas propriedades rurais serão destaques. Todos os dias, às 10h, 11h30min e 15h, técnicos apresentarão o passo a passo do preparo das receitas.

Vitrine do Leite

Durante a programação da feira, será apresentada a segunda edição da Vitrine do Leite, cujo objetivo é estimular o avanço e o reconhecimento de uma das principais cadeias da agroindústria do Rio Grande do Sul. A ação acontece em um estande de 60 m² no Pavilhão do Gado Leiteiro. A Vitrine do Leite estará aberta ao público das 8h às 18h. Todos os dias serão realizadas quatro oficinas orientadas: às 10h, 12h,14h30min e 16h30min.

Vitrine da Carne Gaúcha

Realizada no Pavilhão Internacional, pelo sétimo ano consecutivo, a Vitrine da Carne Gaúcha fará demonstração de fracionamento de carcaças de bovinos, bubalinos, ovinos e suínos; elaboração de cortes; desossa; sugestão de preparo e degustação de pratos preparados por um chef de cozinha. Realizado por meio do programa Juntos para Competir, que é uma parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebrae/RS, conta com apoio das associações de raças, que a cada dia, entre 29 de agosto a 5 de setembro, demonstrarão o trabalho de cada associação através da apresentação da raça. Todos os dias às 10h30, 14 e 16h.

Oficinas de BPA para ovinos e bovinos

O destaque neste espaço é um aplicativo para dispositivos móveis e smartphones, elaborado pelo Senar para orientar os produtores sobre as Boas Práticas Agropecuárias. O aplicativo remete a uma propriedade rural, guiando o criador a adotar ações dentro das diretrizes do BPA, como a adequação de mangueiras, o cultivo de pastagens, acomodação dos animais, entre outros itens. As Oficinas de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) acontecerão no pavilhão de ovinos e bovinos de corte. A exemplo de um jogo, o aplicativo é interativo e possibilita ao usuário, além de receber orientações, praticar as ações do BPA dentro do espaço virtual. Todos os dias, às 10h, 11h, 13h30, 14h30 e 15h30min e 16h30min.