Show de tecnologia na Expointer: confira as máquinas que brilham na feira Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Expointer

Show de máquinas agrícolas na Expointer: confira as estrelas da feira

São tratores, pulverizadores, colheitadeiras, implementos e até um drone pulverizador que trazem o que há de mais atual em tecnologia agrícola

As fabricantes de máquinas e equipamentos agrícolas estão aproveitando a 42ª Expointer, realizada em Esteio (RS), para lançar novos modelos ou anunciar atualizações em séries já existentes. A feira vai até o próximo domingo, 1º, no Parque de Exposições Assis Brasil.

São tratores, pulverizadores, colheitadeiras e até um drone pulverizador embarcados com o que há de mais atual em termos de tecnologia. As marcas apostam principalmente na economia de insumos e no melhor aproveitamento do tempo em operação.

Pulverizador aumotomotriz Uniport 3030 EletroVortex (Jacto)

Pulverizador aumotomotriz Uniport 3030 EletroVortex (Jacto)
Foto: Jacto/divulgação

A Jacto leva à exposição seu novo pulverizador aumotomotriz Uniport 3030 EletroVortex, que combina a assistência de ar nas barras de pulverização com o carregamento eletrostático das gotas.

Segundo a fabricante, o sistema permite que o defensivo atinja as partes inferiores das plantas melhorando a a qualidade da aplicação, com economia de insumos, minimizando desperdícios e aumentando a proteção ambiental.

A tecnologia EletroVortex possibilita que as gotas de pulverização atinjam o alvo com mais eficiência, de acordo com a montadora. Isso permitiria que a máquina fique menos suscetível a paradas devido variações climáticas. O resultado é uma janela maior de aplicação durante a jornada de trabalho, aumentando o rendimento operacional do pulverizador, diz a Jacto. Menos paradas para abastecimento também representam maior rendimento operacional, que pode aumentar em até 35%.

A montadora afirma que as máquinas podem diminuir a quantidade de aplicações durante o ciclo da cultura. Com aplicações melhores, é possível, por meio do monitoramento de um especialista, a recomendação para redução do número de reentradas para controle de pragas e/ou doenças, informa a empresa.

Como resultado de aplicações mais assertivas, há potencial maior para aumento de produtividade da área colhida, ressalta a Jacto.

Tratores série MF 4200 (Massey Ferguson)

Foto: Massey Ferguson/divulgação

A Massey Ferguson aposta na linha de tratores MF 4200 Xtra. Com o motor eletrônico AGCO Power de 3 cilindros e adequada ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) MAR-1, a série é composta de quatro modelos: o MF 4280 Xtra (80 cv), MF 4283 Xtra (89 cv), MF 4290 Xtra (99 cv) e MF 4292 Xtra (105 cv).

Segundo a montadora, os veículos contam com a versatilidade que principalmente pequenos produtores rurais precisam. Todos os modelos são 4×4, plataformados, têm baixo custo de manutenção e aceitam todos os tipos de implementos agrícolas, como grades aradoras, pequenas plantadeiras, perfuradores, enxadas rotativas, distribuidores e pulverizadores”, diz Eder Pinheiro, coordenador de marketing do produto tratores AGCO, grupo ao qual pertence a Massey.

Os tratores são indicados para uso na fase inicial da agricultura, como o preparo de solo, plantio, pulverização e outros serviços. De acordo com a marca, a linha MF 4200 Xtra é ideal para cultivos de milho, arroz, soja e citros, além da utilização na pecuária.

Outro destaque da Massey na Expointer são as plantadeiras dobráveis Momentum, que podem ficar com apenas 3,6 metros, a menor largura da categoria, sem precisar desmontar os componentes. Ficou curioso sobre ela? Veja uma reportagem sobre a máquina.

Semeadora Pampeana 28000 (Vence Tudo)

Foto: Vence Tudo/divulgação

A semeadora Pampeana 28000 é uma das novidades da Vence Tudo e tem 28 linhas com espaçamento 17 cm. De acordo com a fabricante, as linhas pantográficas copiam corretamente o solo, garantindo uniformidade no plantio e baixa remoção de solo.

Segundo a Vence Tudo, a máquina conta com tecnologia para regulagem de sementes através de catraca para abertura das janelas de distribuição, que é feita, por sua vez, através de rotores de fluxo contínuo, proporcionando uma distribuição linear escalonada e uniforme. Já o controle dos fertilizantes se dá por um sistema de troca rápida, que possibilita aumentar ou diminuir a vazão de forma precisa, informa a marca.

O equipamento tem também um sistema de roda limitadora de profundidade acoplado em todos os elementos sulcadores (disco duplo defasado 14×15).

Há também uma série de itens opcionais que podem ser adquiridos, como rodado de transporte hidráulico,  reservatórios em chapas metálicas, sistema hidráulico de levante do cabeçalho e caixa de sementes miúdas.

Colheitadeira CR 7.90 Arrozeira (New Holland)

Foto: Francielle Bertolacini/Canal Rural

A New Holland apresenta na 42ª Expointer a nova colheitadeira CR 7.90 Arrozeira, com 425 cavalos de potencial nominal e 12,3 mil litros de capacidade no tanque graneleiro. “É a maior do segmento arrozeiro”, afirma Guilherme Parize, especialista em colheitadeiras da marca.

A máquina conta com duplo rotor, tecnologia exclusiva da fabricante, que junto dos côncavos de grandes dimensões realizam uma fricção suave em toda a sua extensão, com a maior força centrífuga disponível no mercado, o que contribui para uma grande capacidade de debulha e separação e a máxima qualidade do grão.

Para se adequar à necessidade do produtor, a CR 7.90 pode ser configurada com plataforma caracol ou draper e eixo dianteiro com pneus ou esteira. Lembrando que a colheitadeira também pode ser utilizada em outras culturas, como soja e milho.

A máquina conta também com um sistema de limpeza de dupla ação, sendo capaz de processar um grande volume de grãos. O ventilador potente sopra uma grande quantidade de ar, garantindo o fluxo de ar homogêneo através das peneiras.  De acordo com a fabricante, a eficiência da debulha e separação e do sistema de limpeza reduzem ao mínimo a quantidade de retrilha na CR Evo.

O modelo também tem mesa autonivelante, que mantém a performance em condições adversas de inclinação. A New Holland afirma que a máquina compensa terrenos inclinados em até 15%, o que ajuda a aumentar a eficiência e diminuir as perdas.

Drone pulverizador Xaircraft (LS Tractor)

Foto: Francielle Bertolacini/Canal Rural

O Xaircraft, drone apresentado pela LS Tractor durante a Expointer, tem como característica principal o fato de realizar uma pulverização precisa para evitar a sobreposição de aplicações na lavoura. Isso acontece através de um sistema que diminui erros na localização, algo que normalmente acontece com o sinal de GPS.

De acordo com a empresa, o equipamento possui um tanque com capacidade de 10 quilos, bateria que dura cerca de 15 minutos e capacidade de pulverizar três metros da lavoura, apesar de não ter essa largura. A estimativa é que o drone consiga aplicar até 15 litros de produto por hectare e até quatro hectares por hora.

Rodrigo Bulman, engenheiro de campo da LS Tractor, explica que o voo do drone é totalmente automático, bastando o agricultor fazer uma espécie de “cerca virtual”. Segundo ele, essa demarcação da área pode ser realizada caminhando com o celular ou em uma caminhonete.

O equipamento possui um sistema de radar que identifica obstáculos, como fios de alta tensão. Com isso, ele sai da rota para evitar colisões e volta para a área pré definida para continuar os trabalhos. Além disso, o produtor rural pode escolher a altura exata que o drone ficará em relação às plantas, facilitando a pulverização em áreas de alta ou baixa declividade, onde tratores não conseguem entrar, e até dentro de estufas.

O produtor rural que tiver interesse terá que esperar, pois a ferramenta ainda está em fase de testes.

Plataforma Magna (Indutar)

Foto: Indutar/divulgação

A grande novidade da Indutar na Expointer é a plataforma Magna, ideal para a colheita de milho. A marca trabalhou sobre três pilares: leveza, agilidade e limpeza.

Segundo a fabricante, o implemento foi desenvolvido em conjunto com clientes, agricultores e pesquisadores, buscando entender a necessidade de cada um até chegar em um equipamento que atendesse a todas as solicitações e sugestões.

O chassi foi desenvolvido em aço estrutural, tipo treliça, mais resistente e 21% mais leve que os principais concorrentes, de acordo com a Indutar. Isso possibilitaria a montagem com maior número de linhas, segundo a montadora. A plataforma Magna conta com configurações de 8 a 26 linhas, produzidas com rolos mecanizados, ponteiras dos rolos e mancalizador frontal.

A transmissão tem embreagem linha a linha, com eixos seccionados, que proporcionam uma fácil e rápida manutenção.

Com o Rolo Recolhedor Face a Face, tecnologia presente na máquina que puxa e pica a palha, o implemento promete reduzir em até 40% do volume que passa para a colheitadeira. Como puxa apenas as espigas para dentro da colheitadeira, a plataforma aumenta a velocidade do trabalho de campo. Com isso, o produtor economizaria até 15% do combustível.

O sistema de acoplamento permite trocar de colheitadeira sem modificar a estrutura-base, trocando apenas espelho e ponteira de cardã.

Pulverizadores série PV 1000 (John Deere)

Foto: John Deere/divulgação

A série PV 1000 de pulverizadores de barra montados e de arrasto da John Deere é focada em alto rendimento, mais disponibilidade e baixo custo de manutenção para produtores de diversas culturas e topografias.

Os modelos contam com três comandos de pulverização: master, elétrico e eletrônico. Essas tecnologias foram pensadas para equalizar a pressão e vazão de insumos, não permitindo alteração na taxa de aplicação. “O fluxo contínuo e uniforme é um grande aliado na qualidade do controle e do resultado final da lavoura”, defende a fabricante.

A estrutura das barras é dividida em três lances com mais opções de tamanho. O terceiro é feito em alumínio e conta com sistema de amortecedor em sua articulação. ‘Tudo pensado para uma maior estabilidade das barras e aplicação consistente”, diz.

Já os modelos da série M4000 apresentam tanque de solução variando de 2.500 a 4.000 litros, barras de 27 a 36 metros em fibra de carbono e vão maior (de 1,60 m a 1,70 m).

A tecnologia embarcada nos pulverizadores GreenSystem da John Deere controla a vazão de insumos para garantir uma taxa de aplicação fixa e variada, promovendo o fechamento automático de seções. Ele permite a visualização do mapa de aplicação e integração completa com Operations Center para um gerenciamento de dados mais preciso.

Novos tratores BH HiTech4 (Valtra)

Foto: Valtra/divulgação

A Valtra lança dois tratores na Expointer: BH214 HiTech e BH224 HiTech. Com 210 cv e 220 cv, respectivamente, e motor de 6 cilindros, as novas máquinas combinam potência e tecnologia e atendem a diferentes perfis de produtores rurais.

A linha é reconhecida no mercado da cana-de-açúcar. “Vamos oferecer uma excelente opção também para o segmento de grãos, com ainda mais potência e a transmissão HiTech3 PowerShift, que faz trocas de velocidades automática dentro dos grupos. A operação de plantio ficará ainda mais fácil e rentável”, afirma Winston Quintas, supervisor de marketing de tratores da AGCO, empresa detentora da marca.

Outro destaque é o reversor eletro-hidráulico Power Shuttle, possibilitando que as direções de condução sejam alteradas usando uma alavanca, sem necessidade de acionamento da embreagem. Isso permite que a transição seja feita sempre de forma suave, rápida e com proteção, na qual somente abaixo de 2 km/h o sistema reverte o sentido da máquina.

A série conta ainda com os recursos de programação que permitem a troca de marchas de forma automática. O Auto1 faz a troca de acordo com a carga exercida durante a operação e o Auto2 efetua a troca conforme parâmetros de rotação do motor, pré-determinados pelo operador.

Pulverizadores Imperador 3000 e 4000 (Stara)

Foto: Stara/divulgação

A Stara apresenta os pulverizadores Imperador 3000 e 4000. A nova linha de autopropelidos possui 58% mais eficiência nas aplicações através das barras centrais, segundo a fabricante.

Um dos diferenciais dessas máquinas são as duas pontas de pulverização que permitem realizar aplicações com maior amplitude de velocidade de trabalho, aumentando o rendimento operacional. “As linhas podem trabalhar alternadas ou juntas e, por realizar as aplicações com pressões ideais, garantem excelente qualidade de aplicação por manter a uniformidade do tamanho de gota e evitar a deriva”, anuncia a marca.

Os equipamentos também contam com sistema que realiza o desligamento automático da ponta de pulverização no momento em que é identificada uma área onde a calda já foi aplicada, proporcionando uma aplicação mais precisa e eficiente, com economia de até 5% nos defensivos agrícolas.

O giro inteligente nas quatro rodas e o retorno automático de manobra permitem um raio de giro 42% menor que sistemas convencionais, proporcionando manobras mais ágeis e redução do amassamento da lavoura em até 45%.

Já com o sistema Sobe e Desce, o vão livre dos Imperadores passa de 1,60 m para 2 m, e a altura de aplicação passa de até 2,60 m para até 3 m. Segundo a Stara, ele possui o maior vão livre e a maior altura de aplicação do mercado, possibilitando as aplicações quando as culturas se encontram em estádios mais avançados, garantindo mais sanidade e aumento da produtividade.

*Colaborou José Florentino

Sair da versão mobile