Notícias - Soja Brasil

Soja: Intacta 2 Xtend se mostra eficiente no controle de plantas daninhas em ensaios pelo Brasil

Experts destacam que produtor precisará fazer investimento no processo de aplicação do dicamba para ter os melhores resultados

soja, grão, lavoura
Foto: Mauro Osaki/Cepea

A tecnologia Intacta 2 Xtend apresentou resultados positivos em experimentos na safra 2019/2020, segundo relatos de especialistas brasileiros apresentados no evento I2X Talks. A tecnologia entra em seu terceiro ano de avaliação na temporada 2020/2021 e pretende ser lançada comercialmente no Brasil pela Bayer na safra 2021/2022.

Conforme relato de Henrique Trevisanuto, da PA Consultoria, de Tangará da Serra (MT), a variedade apresentou bons resultados em relações a ações de produtores nos processos de limpeza dos tanques pulverizadores e teve uma boa resposta no controle da buva. Segundo ele, é preciso que o produtor faça investimentos nos processos de aplicação do dicamba, pois se observou que uma baixa vazão dos pulverizadores pode prejudicar um controle da deriva e da volatilidade.

Para Túlio Gonçalo, da Gapes, de Rio Verde (GO), o processo de duas lavagens dos tanques dos pulverizadores não trouxe efeitos negativos em termos de produtividade das lavouras de soja. Para ele, o uso da ponta TTI nos pulverizadores ajudou no processo de redução da deriva. Já o uso do herbicida dicamba se mostrou eficiente no controle de algumas plantas daninhas encontradas na região, como o caruru e a buva.

De acordo com Eloir Pelizzaro, da Cvale, de Palotina (PR), os resultados a campo mostraram que os produtores vêm tendo desempenhos consistentes com a tecnologia, a partir da colocação de pontas e vazões adequadas nos pulverizadores e da lavagem adequada dos tangues. Ele ressalta, contudo, que existe uma preocupação com o que vai acontecer com os produtores que não fizerem o uso de ações importantes em suas lavouras. “Quem faz uso da tecnologia está numa situação confortável, embora se saiba que é preciso fazer um manejo correto de todo o sistema”, sinaliza.

Na avaliação de Sérgio Schneider, da Agriplus, da região da Missões (RS), a tecnologia Intacta 2 Xtend se mostrou eficiente para o controle da invasora leiteira, quando realizada uma aplicação associada de glifosato com dicamba, evitando uma germinação até 30 dias após seu uso, o que mostrou sua eficiência em solo.

Para o coordenador de Herbicidas em Desenvolvimento de Mercado de Intacta 2 Xtend, Felipe Stefaroli, o uso do dicamba ajuda a estabelecer um controle de 90% a 95% das plantas daninhas menores. “No caso de plantas daninhas maiores, a recomendação é sempre se utilizar aplicações através de um sistema de manejo para se possa ter um eficiente controle e resistência. Isso vale para qualquer herbicida”, conclui.