Três vídeos para conhecer as principais medidas do campo

Saiba como é a medição de bovinos, de terras e as diferenças de nomenclatura de propriedadesVocê sabe como calcular o peso de um boi vivo? E quanto mede um alqueire, você sabe? Como saber se sua propriedade é uma chácara, sítio, rancho ou fazenda?

Fonte: Henrique Bighetti/Canal Rural

O Jornal da Pecuária fez uma série de reportagens para responder a todas estas questões.

COMO AS TERRAS SÃO MEDIDAS?

Para começar, especialistas mostram como é realizado o processo de medição de terras. Conforme a região, as terras eram medidas em alqueire, alqueirão, e tinha até o alqueirinho. Cada um com uma medida diferente. Para acabar com a confusão, o Brasil unificou a medida do hectare. Mas muita gente ainda dá a medida de suas terras em alqueires.

Saiba como é feita a medição de terras:

COM QUE EQUIPAMENTOS SE AVALIA UM BOI?

Os pecuaristas mais experientes conseguem estimar o peso de um animal só de olhar, seja em arrobas – que define a carcaça, ou em quilos – que se refere ao peso vivo do animal. Mas existem equipamentos que medem com precisão o comprimento corporal, a altura de garupa e a altura de ísquios, três medidas fundamentais dos animais.

Veja como as medições são feitas:

QUAIS SÃO OS TIPOS DE PROPRIEDADES EXISTENTES?

Você mora em uma fazenda, chácara, estância ou rancho? As áreas rurais no Brasil recebem diversos nomes. Antigamente, o que determinava o título era o tamanho da área, mas essa definição imprecisa se perdeu com o tempo. Hoje, a diferença entre estes tipos de propriedades é cultural, ou seja, varia conforme a região.

Saiba quais são as diferenças regionais: