Usina processa 5 mil toneladas diárias de calcário agrícola

Moagem do insumo é um dos passos da logística do calcário, exposta esta semana no Canal Rural Na EstradaNo Canal Rural Na Estrada desta semana, uma usina de processamento de calcário é uma das paradas no processo de produção deste insumo. Localizada em Bandeirantes do Tocantins (TO), a planta processa 5 mil toneladas diárias do produto.

O calcário agrícola é composto por calcário moído e seus derivados, cal virgem e hidratada, escória e outros, para corrigir sua acidez do solo e promover o crescimento das plantas. No processo de moagem, o material é complementado também com cálcio e magnésio. A terra ideal para plantio deve ser levemente ácida (pH 6,0) para que as plantas consigam absorver os nutrientes e crescer, sem sofrer intoxicação por elementos como zinco e ferro, que podem estar presentes no solo.

O transporte é feito através das rodovias, preferivelmente com frete retorno, que reduz os custos da operação. Neste episódio do programa, o caminhão de reportagem passou por diversos pontos no trajeto do calcário até o produtor rural. Um deles foi o porto do Itaqui em São Luís (MA). Ele ganhou um pátio de triagem este ano, com capacidade para 400 caminhões e, mesmo assim, a espera vai de 8 a 12 horas, sendo que a cada 300 caminhões que passam, 100 retornam com calcário.

O Canal Rural Na Estrada vai ao ar aos domingos, às 8h, com reprise às 20h. Confira uma prévia desta edição abaixo:

Clique aqui para ver o vídeo

• Confira o episódio anterior do programa

• Cerrado tem 200 milhões de hectares de solos pobres em nutrientes