Viagem de mil quilômetros custa R$2.000 em diesel

O transporte de tratores e do combustível é o tema do Canal Rural Na Estrada desta semanaAssim como a logística de muitos tipos de produção agropecuária, o trajeto do maquinário agrícola sofre complicações, com o preço do frete podendo chegar a até 15% do custo do produto. O Canal Rural Na Estrada visitou uma montadora de tratores em Santa Rosa (RS) que, para despachar uma de suas máquinas até o Mato Grosso, contrata transportadores que passam até 30 dias viajando.

Esta situação acontece porque a produção de maquinário se concentra no Sul, enquanto a principal produção agropecuária do país está no Centro-Oeste e no Norte. Para efeito de comparação, o caminhoneiro José Aparecido da Silva, entrevistado neste episódio do programa na altura de São José do Xingu (MT), conta que uma viagem de mil quilômetros consome o equivalente a R$2.000 em diesel. Detalhe: este trajeto tem como ponto de partida Primavera do Leste, cidade situada ainda no mesmo Estado.

• Decreto regulamenta empresa pública que irá gerir os portos paranaenses

 

Para percorrer trajetos continentais, as companhias transportadoras rodoviárias fazem todo o trabalho logístico que é absorvido também pela malha ferroviária em outros países. As possibilidades de assalto, devido ao grande valor da carga, faz com que o gerenciamento de risco e seguro reajustem o custo de frete mais para cima.

O carregamento das peças pode ser feito por múltiplos caminhões; as máquinas têm peças substituídas e desmontadas para facilitar o manejo de carga e descarga. No episódio em questão, plataforma e máquina foram separadas para transporte para cumprir o trajeto da fábrica no Rio Grande do Sul até a concessionária em Mato Grosso.

Confira abaixo uma prévia:

 

 

Não perca: o Canal Rural Na Estrada vai ao ar no domingo, às 8h e às 20h.

• Assista ao episódio anterior do programa, sobre silos