Biden alerta que greve de ferroviários paralisaria cadeia de suprimentos nos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o país enfrentaria uma “crise econômica real” e paralisaria suas cadeias de suprimentos, a menos que um acordo com os sindicatos ferroviários, firmado de forma provisória ontem, fosse alcançado para evitar uma greve nacional.

“Se, de fato, eles entrassem em greve, as cadeias de suprimentos neste país teriam parado. Teríamos visto uma crise econômica real”, disse Biden durante uma entrevista à CBS. Na última quinta-feira (15), Biden anunciou que havia sido alcançado um acordo provisório entre vários sindicatos e empresas ferroviárias de carga que permitiriam que a indústria operasse efetivamente.

O acordo prevê um aumento de 24% dos salários dos trabalhadores ferroviários nos próximos cinco anos, uma melhoria em suas condições de trabalho e um limite no custo que eles pagam por planos de saúde.= A negociação provisória com os sindicatos, que coletivamente representam aproximadamente 60 mil trabalhadores ferroviários, evita uma possível greve nacional, que estava marcada para ter início de 16 de setembro.

Por Agência Safras