Bolsa de Rosário corta projeção para safra de trigo da Argentina

A safra de trigo 2022/23 da Argentina provavelmente chegará a 18,5 milhões de toneladas, abaixo dos 19 milhões de toneladas estimados anteriormente, disse a bolsa de grãos de Rosário no início da quinta-feira, citando a redução do plantio por parte dos agricultores devido ao clima seco. A bolsa cortou sua previsão de área de plantio da safra para 6,2 milhões de hectares, a menor em 12 anos. Isso ficou abaixo de uma estimativa de 6,35 milhões de hectares anteriormente. O plantio da cultura está em andamento.

A Argentina produziu um recorde de 23 milhões de toneladas de trigo na última temporada, diz a bolsa. A bolsa de Rosário acrescentou, no entanto, que o clima seco ligado ao fenômeno climático La Nina, que atinge a Argentina pelo terceiro ano consecutivo, está freando os agricultores que plantam trigo nas principais regiões agrícolas.

Os agricultores plantaram 17% da área estimada de trigo, cerca de 13 pontos percentuais atrás do mesmo estágio da temporada passada, disse a bolsa. As chuvas serão fundamentais para ajudar a concluir o plantio até o início de julho, mas as previsões meteorológicas não são animadoras.

(Agência Safras)