Etanol: geada e seca devem impulsionar os preços no Brasil, diz Safras

O dia foi de preços estáveis para o etanol no mercado físico paulista. Em Ribeirão Preto, o etanol hidratado e o anidro tiveram preço de R$ 3,40 o litro.

Segundo o analista da consultoria Safras & Mercado, Maurício Muruci, a Região Centro-Oeste tem mantido alguns padrões de alta sobre os preços locais, principalmente em Goiás onde há uma demanda forte por parte de distribuidoras da região Nordeste.

“Além disto, a quebra da segunda safra de milho em função da seca reforça este cenário. Já no Centro-Sul, os preços seguem estáveis em uma queda de braço entre usinas e distribuidoras. As unidades produtoras tentam elevar os preços em função da já existente quebra por parte da seca, a qual deve ser agravada pelas geadas. Na outra ponta, as distribuidoras argumentam que os níveis inexistentes de competitividade do hidratado frente à gasolina desde abril tem frustrado a demanda do mesmo e elevado as vendas do combustível fóssil”, disse Muruci.

A contabilidade dos novos estragos feitos pelas geadas deve definir a disputa entre usinas e distribuidoras, apontou o analista. A curva futura de preços tem mantido sucessivos ajustes de alta ao longo dos últimos dias, o que dá uma pista do desfecho deste cenário.

Por Agência Safras