Etanol:em mercado ainda lento, indicadores recuam em São Paulo

O mercado de etanol esteve lento no spot paulista ao longo da semana passada. De acordo com pesquisadores do Cepea, o desaquecimento das vendas nas bombas, mesmo com a relação favorável ao biocombustível, ainda vem deixando distribuidoras cautelosas em negociar. Do lado das usinas, algumas unidades seguiram entregando o produto comercializado anteriormente no spot e por meio de contratos.

No entanto, outras aceleraram suas vendas, temendo novos recuos de preços com o avanço da moagem. Assim, entre 13 e 17 de junho, o Indicador Cepea e Esalq semanal do hidratado do estado de São Paulo foi de R$ 3,0116/litro, queda de 2,35% frente ao do período anterior. No caso do anidro, houve redução de 1,31%, com o Indicador Cepea e Esalq fechando em R$ 3,5270/litro.

Para as próximas semanas, pesquisadores do Cepea indicam que agentes do setor devem se atentar ao possível aumento da competitividade do etanol frente ao combustível fóssil, tendo em vista as novas elevações, por parte da Petrobras, nos preços da gasolina e do diesel nas refinarias. A avaliação é dos pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP).