Fertilizantes: Yara vai comprar amônia verde produzida em Omã

A Yara, fabricante norueguesa de fertilizantes, assinou um compromisso com o Grupo ACME, do setor de tecnologia renovável, e com a Scatec, produtora de energia renovável, para comercializar 100 mil toneladas anuais de amônia verde produzidas na primeira fase de um projeto das empresas em Omã, na Península Arábica. Na segunda fase, a previsão é que 1,1 milhão de toneladas de amônia verde sejam produzidas anualmente no local e, em função disso, pode haver um novo acordo adicional.

Omã tem excelentes condições de energia renovável e uma localização estratégica para produzir amoníaco verde para exportação tanto para a Europa como para a Ásia, que são líderes na redução das emissões de CO2. A joint venture entre a ACME e Scatec visa a construção de uma unidade de última geração no país.

Para a Yara, o fornecimento de amônia verde contribuirá para a produção de fertilizantes sustentáveis e para a descarbonização de outras indústrias, como transporte, energia e siderurgia.

“A amônia verde de Omã entrará em nosso sistema de distribuição escalável e contribuirá para o combustível livre de emissões para transporte marítimo, produção de energia e fertilizantes globalmente”, afirmou Magnus Krogh Ankarstrand, presidente da Yara Clean Ammonia.

Por Estadão Conteúdo