Grãos: plantio de milho e soja na Argentina é o mais lento em 22 anos

Segundo a Bolsa de Valores de Rosário (BCR), o plantio de milho e soja na Argentina está em torno de 6 milhões de hectares, 40% abaixo do ano passado e o menor desde a campanha de 2000/01, marcando a semeadura mais lenta em 22 anos. Detalhadamente, no caso do milho, foi concluído o plantio de 3,3 milhões de hectares, 32% da área pretendida e a menor área para esta época do ano desde a safra 2015/16. Quanto à soja, os 2,8 milhões de hectares plantados até agora representam a menor área para meados de novembro desde 2000/01.

Devido a esse atraso no plantio, o potencial da soja na região será o menor dos últimos 12 anos, já que 76% da soja verão da Região Núcleo serão plantados fora do período em que se obtém o potencial máximo”, explicaram à BCR. As chuvas recentes foram insuficientes para 75% da região pampeana e o potencial de rendimento da cultura é ajustado para baixo.

Nesse sentido, espera-se que mais hectares de milho sejam substituídos por soja, dependendo de mais chuvas. As informações são da Agência CMA Latam.

Por Agência Safras