Grãos: produção na Ucrânia deve crescer 5% neste ano ante 2022

O Ministério de Política Agrária e Alimentação da Ucrânia atualizou a previsão para a produção bruta de grãos e oleaginosas. De acordo com a estimativa ajustada, este ano os agricultores ucranianos podem colher cerca de 56,4 milhões de toneladas de grãos, bem como 20,3 milhões de toneladas de oleaginosas.

“No início da primavera de 2023, a produção total para o ano atual estava prevista em 63,5 milhões de toneladas, o que foi 13% menor frente ao mesmo período do ano passado. Em junho, após o início da safra, a previsão foi elevada para 68 milhões de toneladas (-7% frente ao ano anterior). Agora, graças às condições climáticas favoráveis, temos todos os motivos para fazer correções para cima – para 76,7 milhões de toneladas, um aumento de 5% frente a 2022”, diz o relatório.

Embora a área total de grãos de primavera e inverno este ano tenha sido 980 mil hectares menor do que no ano passado e totalizado 10,895 milhões de hectares, as condições climáticas contribuíram para uma produtividade quase recorde de grãos (até 5,18 toneladas por hectare), o que permite aumentar significativamente o volume de produção da cultura.

Em particular, de acordo com estimativas preliminares do Ministério da Política Agrária, em 2023, os agricultores poderão colher 20,9 milhões de toneladas de trigo, 5,8 milhões de toneladas de cevada e 28,1 milhões de toneladas de milho.

Quanto à produção de oleaginosas, o Ministério prevê uma colheita de sementes de girassol de 12 milhões de toneladas, de colza em 4 milhões de toneladas e de soja de 4,2 milhões de toneladas. Os agricultores também colherão 13,7 milhões de toneladas de beterraba sacarina neste ano.

Por Agência Safras