Milho: colheita na Argentina para 21/22 avança abaixo da média histórica

A colheita da safra de milho para a campanha 2021/22 na Argentina avança abaixo de sua média histórica, em razão do crescimento da área da área cultivada. Ainda precisavam ser colhidos 4,55 milhões de hectares de milho até 16 de junho, nível superado apenas pela safra passada, segundo a Bolsa de Valores de Rosário (BCR).

A campanha atual é caracterizada por quebrar a barreira de 10,3 milhões de hectares, acima dos 9,7 milhões de hectares do ano anterior.

No entanto, as colheitas tardias de milho nas províncias de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé avançam lentamente, esperando que o milho perca umidade. Nesse quadro, o impacto da escassez de diesel é limitado por esse atraso na safra. Superado o excesso de umidade, se o cenário de escassez de diesel persistir, o milho poderá continuar com sua colheita abaixo da média histórica.

Por outro lado, Corrientes, Misiones como Entre Ríos praticamente terminaram suas colheitas de milho. Segue-se com altos índices as províncias de Santa Fé, Buenos Aires e Formosa, com 71%, 54% e 44%, respectivamente. Córdoba reflete 41% do milho colhido, enquanto La Pampa, San Luis e Santiago del Estero somam 38%, 43% e 31% da área.

Por Agência Safras