Soja: colheita atinge 100% no RS

A colheita da soja atinge 100% da área no Rio Grande do Sul. Na semana passada, era 99%. Em igual momento do ano passado, os trabalhos atingiam 100%. A média dos últimos cinco anos para o período é de 100%.

Após alguns dias com chuva e alta umidade, a entrada de uma massa de ar frio e seco, a partir do dia 11/06, tornou as condições ambientais mais favoráveis à colheita. Com isso, as lavouras remanescentes foram colhidas e, em alguns casos, por causa da inviabilidade econômica, abandonadas.

O produto colhido durante o período apresentou umidade acima da ideal para a realização da trilha e da separação. Não ocorreram danos nos grãos colhidos, mas a umidade elevada diminuiu a eficiência das colheitadeiras e gerou grandes descontos na secagem de soja em empresas cerealistas.

Outro fator importante foram os rastros abertos pelo trânsito de maquinário em lavouras com umidade excessiva especialmente na Campanha. A situação vai implicar em novos custos para o nivelamento do terreno com o uso de grade e no atraso das operações e preparo do solo para a implantação de pastagens de inverno, cultivos de cobertura do solo e cereais de inverno.

As informações são do boletim semanal da Emater/RS.

Por Agência Safras