Trigo: Invasão na Ucrânia pode promover escassez global

A invasão da Rússia na Ucrânia tem tendência de criar uma grande escassez de trigo no mundo. Muito conhecida como uma grande fornecedora de pão para a Europa, tradicionalmente a Ucrânia cultiva trigo durante o inverno. Os agricultores, que costumam plantar no final do verão, estão cogitando não dar início a esta safra pois a exportação de produtos se tornou muito difícil no país.

O ministro da Agricultura da Ucrânia, Mykola Solskyi, relatou em entrevista realizada para a agência Reuters que “A Ucrânia ficará de fora do mercado por um longo tempo”. Ainda adicionou que alguns agricultores já trocaram o cultivo de milho por girassol nesta primavera pois pesam menos por hectare, mas são vendidas por um valor maior. Uma mudança similar deve acontecer com o trigo.

A Ucrânia plantou um total de 6,5 milhões de hectares de trigo para a sua safra de 2022, mas apenas 5 milhões de hectares poderiam ser aproveitados pelos agricultores no território controlado pelo governo ucraniano. Mesmo com esse déficit, os estoques de trigo da Ucrânia ainda poderiam chegar a 23 milhões de toneladas.

Por Agência Safras