FEIRA

Confira! Oito filhotes nascem no 1º dia da Expointer 2023

A Expointer 2023, em Esteio (RS), teve um começo surpreendente com o nascimento de oito filhotes no primeiro dia do evento

A Expointer 2023 teve um começo surpreendente com o nascimento de oito filhotes no primeiro dia do evento.

Seis caprinos da raça boer e uma terneira simental-fleckvieh deram as caras. Além de um macho zebuíno da raça indubrasil.

Todos nasceram nas primeiras horas da manhã deste sábado (26), antes da abertura oficial dos portões.

“É um número, no mínimo, assombroso”, avalia o médico-veterinário José Arthur Martins, que trabalhou durante 44 anos na Expointer e chegou a ser subsecretário do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

“Nunca vi nascerem tantos animais logo no primeiro dia.” Martins conta que existe uma tradição de expositores programarem a inseminação de animais para que nascimentos ocorram durante a Expointer.

A cabra Bacamarth deu à luz três fêmeas no primeiro dia da feira – Foto: Fernando Dias/Ascom Expointer

Filhotes

Existe uma tradição de expositores programarem a inseminação de animais para que nascimentos ocorram durante a Expointer.

O destaque é a mamãe do Filhote 1, Águia, um indubrasil da Cabanha Zebusul em Gravataí.

A feira apresenta 14 animais inscritos dessa raça, um aumento em relação a 2022. Vitor Hugo Fim, expositor, cuida de Águia. Neste evento, participam 106 zebuínos de seis raças distintas.

No sábado, às 9h, a esperada cena de partos múltiplos ocorreu.

Terneira vai se chamar FST Evidências, porque desde 2020 o critério de batismo na Fazenda Santa Terezinha é usar nomes de música – Foto: Eduardo Zoratto Borges de Assis/Divulgação

A cabra Bacamarth deu à luz três filhotes fêmeas, enquanto a vaca FST Victoria Harlem trouxe ao mundo FST Evidências, batizada em homenagem à música de Chitãozinho e Xororó.

O nome segue o padrão do prefixo do criatório, atribuindo significado à origem da cria. A tarde trouxe mais surpresas, com o nascimento de três cabritinhos, dois machos e uma fêmea, filhos da cabra Maia.

Os trigêmeos da cabra Bacamarth pertencem a Tiago Hoelzel Staub, da Cabanha Staub, em Rio Pardo.

Águia cuida de seu filhote, o primeiro a nascer na Expointer 2023, na madrugada de sábado – Foto: Alex Dall’Agnol Gabana/Divulgação

Já a caprina da tarde é de Cléo Francisco da Silva, da Cabanha São Francisco, em Vila Langaro.

De acordo com a fiscal agropecuária Renata Marques, partos triplos são raros, ainda mais dois no mesmo dia, como ocorreu historicamente na feira.

A médica-veterinária do Pavilhão dos Pequenos Animais destaca que o parto triplo de Maia é ainda mais incomum por ser sua primeira gestação.

Tradição

A terneira, batizada de FST Evidências, segue a tradição de nomear os animais da Fazenda Santa Terezinha com títulos de músicas desde 2020.

Sua ascendência é notável, com a mãe FST Victoria Harlem conquistando o título de Campeã Vaca Adulta em 2021 e o pai FST Poll Blockchain Poll B50 sendo o Grande Campeão da Raça Simental-Fleckvieh em 2022.

Dirceu Borges de Assis, Filhos e Netos, expositor da Fazenda Santa Terezinha em Jaquirana, demonstra a fertilidade e habilidade materna da raça com os nascimentos durante a feira.

A Associação de Criadores Raça Simental-Fleckvieh determinou que todos os animais nascidos em 2023 devem ter nomes iniciados com a letra E. FST Evidências, o nome do recém-nascido da família, segue a tradição musical da fazenda. A Santa Terezinha apresenta 39 animais da raça Simental-Fleckvieh na exposição, incluindo machos, fêmeas e crias ao pé.