ZOONOSES

Corpo de Bombeiros do Ceará captura sagui com suspeita de raiva

Animal atacou uma família na cidade de Juazeiro do Norte, interior do estado, no fim de semana

Sagui
Foto: Envato/Divulgação

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) capturou um sagui com suspeita de raiva em Juazeiro do Norte, interior do estado, na segunda-feira (25). O animal invadiu uma casa no Bairro São José no fim de semana.

O sagui chegou a ameaçar a família e um cachorro que residem no local. Segundo os moradores, ”no fim de semana o animal apareceu nas dependências do imóvel agitado e irritado. Ele chegou a morder frutas que estavam na casa, mas parecia não se alimentar”. Ninguém foi ferido pelo animal.

Os bombeiros utilizaram uma rede para capturar e imobilizar o sagui, como mostra o vídeo abaixo:

Após a captura, o animal foi conduzido até o Centro de Zoonoses da cidade. Lá, ele será examinado e observado por veterinários, para constatar se está mesmo infectado com o vírus da raiva.

“O sagui ficará em observação durante 15 dias e passará por exames que podem diagnosticar a raiva”, relatou a médica veterinária Liliane de Oliveira.

Caso seja diagnosticado com raiva, o animal será submetido a eutanásia e uma amostra de sangue será enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Do contrário, o sagui será devolvido à natureza.

Novas variantes do vírus da raiva no Ceará

Um estudo recente liderado pela FAPESP e EPM-Unifesp apontou que novas variantes do vírus da raiva, particularmente relacionadas aos saguis-de-tufo-branco (callithrix jacchus), foram detectadas em morcegos frugívoros e insetívoros.

De acordo com a pesquisadora do Lacen e doutoranda EPM-Unifesp, Larissa Leão Ferrer de Sousa, foram confirmados sete casos de saguis infectados. Em abril deste ano, um agricultor de 36 anos, foi atacado e morreu no município de Cárius, cerca de 146 km de Juazeiro do Norte.

*Sob supervisão de Henrique Almeida

__

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.