
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou autuações administrativas e multas que somam mais de R$ 1 milhão. A operação, realizada na última semana de setembro, resultou na apreensão de 60 toneladas de pescado capturado ilegalmente.
- Veja em primeira mão tudo sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no Google News!
A operação, intitulada Saragaço, teve como foco o combate à pesca irregular, especialmente com o uso de redes de emalhe, tanto de fundo quanto de superfície. A ação foi realizada em áreas do litoral norte catarinense, região de alta relevância ambiental e submetida a regime especial de proteção.
Durante a vistoria, 14 embarcações foram apreendidas pela equipe de fiscalização por ausência de permissão de pesca, irregularidades sanitárias e falhas documentais. A operação resultou ainda em 14 prisões em flagrante por pesca em área proibida.
A articulação interinstitucional assegurou o fortalecimento da fiscalização ambiental em áreas marítimas protegidas visando garantir a proteção dos ecossistemas marinhos desses locais.