Adubação a lanço: prós e contras

Para o potássio essa técnica não tem problema, mas para o fósforo pode, ao longo dos anos, tornar-se insustentávelDurante a Expedição Soja Brasil, que começou no domingo, dia 27, o consultor técnico da equipe, Áureo Lantmann, vai produzir conteúdos técnicos sobre as lavouras visitadas pelo grupo. Este relatório fala sobre os prós e contras da adubação a lanço.Tem sido comum durante a nossa expedição encontrar lavouras de soja em que a adubação foi feita a lanço, ou seja, espalhada sobre o solo, tanto o potássio como o fósforo, ao invés da  adubação na linha no sulco de semeadura. A adubação a lanço tem pont

>> Leia os outros relatórios do Soja Brasil

A adubação a lanço do potássio para o cultivo da soja é, em determinadas situações, recomendada. Em solo arenoso, com baixa CTC para se evitar a lixiviação, é indicado para a quantidade de K20, maior que 50 kg/há, fazer a adubação de 1/3 da quantidade total indicada na semeadura ou em pré-semeadura. Em cobertura são indicados 2/3, 30 a 40 dias após a semeadura, respectivamente para cultivares de ciclo mais precoce e mais tardio. Considera-se que o potássio é um nutriente de grande mobilidade no solo.
Especificamente no caso do fósforo, há complicadores importantes que não devem ser desconsiderados. Os dois principais fatos: 1) o fósforo expressa pronunciado efeito residual das adubações de cultivos anteriores; 2) tem baixa mobilidade no solo, sobretudo nos mais argilosos.

A lanço, o fósforo é adicionado à superfície do solo, ficando muitas vezes inertes (não reagindo) e concentrado nos primeiros centímetros do solo. A prática de adubação fosfatada a lanço, em solos com baixa concentração deste nutriente, torna o fósforo limitante, principalmente pela má distribuição no perfil do solo, podendo comprometer o rendimento da soja principalmente quando houver falta de umidade.   

A alternativa de semear adubo, ou seja, usar a semeadeira só com adubo, é uma forma de enterrar o adubo na superfície do solo. Essa prática tem vantagens sobre a adubação a lanço, pois o fósforo reage melhor com o solo. Em resumo, para o potássio essa técnica não tem problema, mas para o fósforo isso ao longo dos anos pode se tornar insustentável.