Gotejamento pode reduzir o consumo de água em até 40%

Aliado à técnicas como fertirrigação, a produtividade tem ganhos expressivos em culturas como cana-de-açúcar e tomateEm meio à crise hídrica que assola o país, produtores rurais buscam alternativas para economizar água nas atividades do campo. 

Uma das tecnologias que pode reduzir o desperdício na lavoura é a irrigação por gotejamento, que diminui em até 40% os gastos com água. De acordo com o diretor da multinacional israelense especializada em irrigação Netafim, Fernando Castro, a economia do recurso pode chegar a até 40%.

– Em algumas culturas, esse número pode passar de 100% em relação aos outros métodos de irrigação – aponta Castro.

Neste processo, a água é conduzida sob pressão até a raiz da planta através de tubos de polietileno, sem molhar o solo nem as folhas. Se aliada às técnicas de fertirrigação e nutrirrigação, nas quais fertilizantes e nutrientes são conduzidos junto da água, o aumento na produtividade pode chegar a 200%.

No Brasil, o gotejamento é usado em plantações de arroz no Rio Grande do Sul e na cana-de-açúcar no Nordeste. De acordo com Castro, a técnica pode ser empregada em todas as culturas. Algumas das vantagens do gotejamento são conservação do solo, redução do uso de fertilizantes e incremento da produtividade da planta.

Estudos comparativos realizados pela empresa revelaram que, numa lavoura em que se colhia 70 toneladas de cana por hectare, com a técnica passou-se a colher 200 toneladas por hectare. Na cultura do tomate, em uma lavoura em que se colhia 75 toneladas por hectare, a produtividade passou para 120 toneladas toneladas por hectare.