Na Estrada

Projeto Mais Milho promove lives sobre importantes temas do setor

Primeiro encontro virtual será na próxima quinta-feira, 7, e discutirá a pandemia do novo coronavírus e os efeitos sobre a demanda do grão

milho, safra de milho, lavoura
Foto: Márcio Bonesi/ Goioerê (PR)

Maio será o mês do milho no Canal Rural. E para trazer informações aos produtores desse importante grão, uma série de transmissões ao vivo será promovida pelo Projeto Mais Milho com temas relevantes para o setor nesse momento tão delicado e de tantas incertezas com a pandemia do novo coronavírus. 

A apresentação das lives será feita pelo vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Glauber Silveira, que, já na próxima quinta-feira, 7, recebe o analista da consultoria Safras & Mercado Paulo Molinari, o consultor da Brandalizze Consulting Vlamir Brandalizze e o consultor em gerenciamento de riscos da INTL FCStone sobre o mercado de milho, Étore Baroni. Os especialistas irão debater o tema: novo coronavírus e os efeitos sobre a demanda.

No dia 14, o tema será as relações internacionais o cenário político para a cultura do milho. Já no dia 21 de maio, especialistas do setor irão tratar os impactos da crise do etanol no milho e, no dia 28, o encontro abordará as inovações para a máxima produtividade. Todas as lives serão transmitidas ao vivo no site, Facebook e Youtube do Canal Rural a partir das 20 horas, horário de Brasília. 

No Brasil, terceiro maior produtor mundial de milho, o destaque é a segunda safra, com volume de 75,43 milhões de toneladas previstas para a temporada 2019/2020, segundo relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). No total, entre primeira, segunda e terceira safras, o país deverá colher 101,86 milhões de toneladas no ciclo atual.

“O aumento na área cultivada com o milho na safrinha desse ano foi um dos destaques, especialmente em Mato Grosso, maior produtor do cereal na segunda safra. Tínhamos um potencial para alcançar entre 80 a 85 milhões de toneladas do grão, porém, a estiagem registrada no Paraná, partes de São Paulo, sul de Mato Grosso do Sul, sudoeste de Goiás e algumas regiões de Mato Grosso, afetou o rendimento das lavouras. Acreditamos em uma safrinha próxima de 75 milhões de toneladas”, afirma o consultor da Brandalizze Consulting, Vlamir Brandalizze. 

O país também ocupa lugar de destaque nas exportações, com previsão de embarcar mais de 31 milhões de toneladas em 2020, conforme dados da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). 

Projeto Mais Milho

Em sua quarta temporada, o Projeto Mais Milho é uma realização do Canal Rural juntamente com a Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT). 

O projeto é patrocinado pela Indutar, que há mais de 20 anos contribui para o aumento da produtividade no mercado nacional e internacional, Ihara, que ajuda os produtores brasileiros a protegerem suas lavouras contra pragas, doenças e plantas daninhas, Amarok, parceira dos produtores rurais dentro e fora das porteiras, e ainda conta com o apoio da Dekalb, destaque no segmento de sementes de milho e sorgo. 

Programação

MAIS MILHO

Inscreva-se e participe do Webinar: