Notícias - Soja Brasil

Soja: falta de chuva faz Bahia prorrogar plantio até janeiro de 2020

Os agricultores que tinham até a terça-feira, 31, para semear a safra terão agora até 20 de janeiro de 2020 para fazer os trabalhos de campo

Alteração no calendário não deve trazer prejuízo para a defesa fitossanitária da soja no estado. Foto: João Berta/Arquivo Pessoal

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) ampliou no último sábado, 28, o prazo para realizar o plantio da soja no estado. Portanto, os agricultores que tinham até a terça-feira, 31, para semear a safra terão agora até 20 de janeiro de 2020 para fazer os trabalhos de campo. A portaria 313, que trata dessa alteração, foi publicada no Diário Oficial do estado.

A entidade explica que a mudança no prazo acontece por conta da falta de chuvas. O pedido de alteração na data limite foi realizado pelo Comitê Estadual do Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja no Estado da Bahia.

A Adab afirma que novembro, quando a janela de plantio da soja de sequeiro teve início, foi marcado por chuvas abaixo da média para o período. “Observando com sensibilidade os investimentos de produtores que enfrentaram um período atípico nos últimos meses sem chuva, o clima melhorou apenas nesse final de ano, então, não podemos arriscar e comprometer a super safra de soja prevista para 2019/2020 no Brasil”, diz o diretor geral da agência, Maurício Bacelar.

Já o diretor de defesa sanitária vegetal da entidade, Celso Carvalho Filho comenta que a alteração no calendário não deve trazer prejuízo para a defesa fitossanitária do estado.