Menos soja no mercado: quebra de produção da argentina será ainda maior

Com a trégua das chuvas na última semana, a retirada da oleaginosa no país vizinho avançou bastante e total colhido deve ser ainda mais baixo que o previsto

A colheita da soja na Argentina atinge 80,3% da área. Os trabalhos avançaram 9,2 pontos percentuais nos últimos sete dias e estão 0,7 pontos percentuais adiantados em relação ao ano passado. O volume acumulado até o momento é de 30,939 milhões de toneladas em uma área de 13,59 milhões de hectares.

Com o déficit hídrico, a projeção para a safra atual já caiu em 18 milhões de toneladas desde o início da temporada. A área plantada totaliza 18 milhões de hectares. A área apta para colheita é de 16,926 milhões de hectares.

Redução na estimativa

Segundo a estimativa de maio divulgada pelo Ministério da Agroindústria da Argentina a produção de soja do país deve ficar em 36,6 milhões de toneladas, com queda de 33,5% sobre a temporada anterior, que ficou em 55 milhões de toneladas. Em relação à estimativa divulgada em abril (38 milhões de toneladas), a queda ficou em 2,7%.

Veja mais notícias sobre soja