Notícias - Soja Brasil

MT: preços da soja sobem e estado já negociou mais da metade da safra

Mesmo com a queda dos preços na Bolsa de Chicago, a alta do dólar puxou os valores da saca para cima, favorecendo as comercializações antecipadas

Foto: Pixabay

O ritmo de comercialização antecipada da safra de soja 2019/2020 é mais rápido que na mesma época que o ano passado, Segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), ao todo já foram vendidos 51,12% da nova safra. Em dezembro de 2018 o estado havia vendido 41,3% da safra daquele ano. A razão é a alta nos preços, aponta a entidade.

“Apesar da queda nas cotações da soja na Bolsa de Chicago, a moeda norte-americana atingiu patamares históricos no mês passado e deu suporte ao avanço das negociações”afirma a entidade em seu boletim semanal.

Sendo assim, o preço médio mensal dos negócios realizados para a safra 2019/2020 está na casa de R$ 77,13 por saca, alta de 0,93% se comparado a outubro.

BANNER COLHEITA ABERTURA

“Daqui em diante, o produtor deve atentar-se aos melhores momentos nas cotações e garantir os seus negócios, visto que restam poucos volumes da antiga safra a ser negociada e a colheita aumenta a oferta no mercado disponível, o que sazonalmente pressiona as cotações”, aconselha o Imea.

Como está a safra

A safra 2019/2020, ainda não teve sua semeadura concluída, afirma a entidade. Ao todo 99,95% dos 9,7 milhões de hectares, já foi plantado. Na mesma época do ano passado, tudo estava plantado. A expectativa ainda é uma colheita acima das 33 milhões de toneladas, um recorde histórico para o estado.

Veja mais notícias sobre soja