Notícias - Soja Brasil

Soja: governo argentino anuncia estatização de trading

A Vicentin, segundo o presidente Alberto Fernández, estava enfrentando problemas financeiros e a medida será “um resgate” para a manutenção de empregos

soja

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, anunciou nesta segunda-feira, 8, que assinou um decreto que prevê a intervenção por 60 dias na trading de cereais Vicentin. 

Segundo publicação no Twitter oficial do chefe de Estado, será enviado ao Congresso um projeto para desapropriação da companhia. “É uma decisão estratégica para a economia nacional”, afirmou, garantindo que a empresa estava a caminho da falência.

“Quero dar tranquilidade a todos os funcionários da empresa, que continuarão em seus empregos. E também aos 2.600 produtores, que poderão contar com a empresa para vender seus grãos”, afirmou, no Twitter.

O presidente disse também que todos os ativos farão parte de um fundo fiduciário que será administrado pela YPF Agro. “Os argentinos precisam ser muito felizes porque estamos dando um passo em direção à soberania alimentar”, disse. 

Segundo Fernández, a empresa está sendo resgatada para “os tempos vindouros, onde os alimentos terão um papel predominante na economia mundial”. Com essa estatização, a Argentina deve se fortalecer como fornecedora de soja na América do Sul e no comércio bilateral com grandes mercados, como é o caso da China, principal compradora da oleaginosa.