Notícias - Soja Brasil

Soja: novo navio gigante quebra recorde recente de embarque em Paranaguá

Em junho, um navio gigante das Ilhas Marshall embarcou 103 mil toneladas de farelo de soja no porto, mas o recorde não durou muito e agora foi quebrado por um meganavio Libanês. Compare!

O Brasil não para de quebrar recordes com a soja e nem o Porto de Paranaguá (PR), que agora em julho embarcou a maior quantidade de farelo de soja da história, em um único navio. Vale lembrar que o recorde anterior era de junho e chamou a atenção por conseguir carregar 103 mil toneladas de farelo de soja.

Desta vez, o navio E.R Bayonne carrega no berço 2014, mais de 104,2 mil toneladas de farelo de soja. O maior volume de granel de exportação já movimentado pelo porto.

“O Porto de Paranaguá é um porto graneleiro, referência no mercado internacional e entre os exportadores brasileiros pela eficiência e pelo modelo único, adotado no Corredor de Exportação, que garante agilidade no embarque dos granéis. Esses fatores fazem com que, cada vez mais, embarques volumosos aconteçam por aqui”, afirma o diretor presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Segundo ele, a tendência é receber cada vez mais navios graneleiros de grande porte. “O Paraná já prepara o projeto de remodelação, modernização e repotenciamento do Corredor de Exportação, que permitirá que nossos portos sejam ainda mais competitivos”, afirma o presidente.

No detalhe o convés do Pacific South, para comparar os navios que tem o mesmo tamanho

Operação gigante

A embarcação chegou na madrugada da última segunda-feira (20) e começou a carregar pela manhã, apesar da névoa. A carga que começa a encher os porões do navio chega de três diferentes terminais: Cotriguaçu, Coamo e Silos Públicos (horizontais). São quatro operadores envolvidos no carregamento (Céu Azul, Gransol, Cotrigraçu e Coamo) e o granel vem de cinco exportadores: Agrária, Cocamar, Cargill, Coamo e ADM.

O E.R Bayonne tem bandeira da Libéria. Assim como o Pacific South (das Ilhas Marshall) que, em junho, carregou pouco mais de 103 mil toneladas, este navio também mede 292 metros de comprimento e 45,05 metros de largura e tem nove porões (dois a mais que as embarcações que normalmente carregam granéis pelos portos do Paraná.

Pacific South tinha batido o recorde de embarque do porto em junho, com 103 mil toneladas de farelo de soja

O diretor de operações da Portos do Paraná, Luiz Teixeira da Silva Júnior, afirma que os portos paranaenses estão preparados em infraestrutura marítima e terrestre para receber e operar grandes embarcações e grandes volumes de carga.

“Estamos atentos a esse mercado dos navios de grande porte e fazemos todos os ajustes operacionais, nos berços, para recebê-los”, garante.

Segundo Teixeira, esse tipo de super navio geralmente não opera direto, como é feito comumente com as embarcações de até 225 metros.

“Este tipo de navio, devido ao tamanho, precisa fazer o giro para carregar, o que demanda mais tempo de atracação. Em contrapartida, levam duas vezes a quantidade de carga de uma embarcação que temos com mais frequência (de 65 mil toneladas)”, afirma.

Para o porto a vinda desse segundo navio indica uma tendência de mercado. “Se querem operar com esse tipo de navio de maior porte, o Porto de Paranaguá deve evoluir e construir as condições necessárias, de infraestrutura marítima, terrestre e armazenagem, para atender”, diz Teixeira.

navio porto de paranaguá
E.R Bayonne carrega no berço 2014 mais de 104,2 mil toneladas de farelo de soja. Foto: APPA/divulgação

De acordo com ele, o frete por tonelada, usado em embarques volumosos, deixa o produto exportado por Paranaguá ainda mais competitivo.

“Paranaguá tem uma história na movimentação do farelo de soja, devido às fábricas instaladas na área de influência, que aumentam a demanda. Temos força e tradição no carregamento do produto”, conclui. Atualmente, o Porto de Paranaguá é o segundo do país na exportação de farelo de soja.

Destino

O farelo de soja carregado em Paranaguá será levado para o porto de Amsterdã, na Holanda. A operação no porto paranaense deve ser concluída até sexta-feira (24), data prevista para a saída do navio.

Veja abaixo outra comparação entre os dois mega navios:

Navio Libanês, E.R Bayonne, carregou 104,2 mil toneladas de farelo de soja em julho

 

Navio das Ilhas Marshall, Pacific South, embarcou 103 mil toneladas de farelo de soja em junho

Veja aqui mais notícias sobre soja