Notícias - Soja Brasil

Soja: Sul do país segue seco e temperaturas podem passar dos 32 °C

Já no Nordeste a previsão para esta quinta e a próxima sexta-feira é de chuvas, com acumulados de até 40 mm em alguns municípios

A situação dos produtores rurais do Sul do país não é fácil. Enquanto alguns aproveitam para terminar de colher a soja, outros já partiram para o plantio da segunda safra. Entretanto o clima seco pode atrapalhar no desenvolvimento inicial das plantas. No Nordeste, em contrapartida, as chuvas seguem trazendo desenvolvimento para as plantas e um pouco de dor de cabeça para quem precisa colher. As informações e mapas meteorológicos são da Somar Meteorologia e do Inmet.

A partir de agora deixaremos um espaço para que os leitores peçam a previsão de 15 dias para sua região. Elas serão divulgadas na previsão do tempo do dia seguinte (publicada pela manhã na página do Projeto Soja Brasil). Caso haja um feriado a previsão será publicada no primeiro dia útil após a parada, o mesmo se aplica aos fins de semana.

Ao final da notícia, no campo “Deixe um comentário”, basta colocar o nome completo e a cidade para a previsão do tempo e conferir no dia seguinte, no final do texto! 

No fim do texto, daremos a previsão de chuvas e temperaturas para os leitores: Adriana dos Santos Ribeiro, de Nova Glória (GO), Márcia Rejane Machado de Castro, de Pedro Osório (RS), Jane Arcenia Estorari, Jauru (MT), Renato Santo André, de São Pedro distrito de Inocencia (MS), Gelson Scheer, de São Lourenço do Sul (RS), Beatriz Soccal, de Cachoeira do Sul (RS), Anisia Schast Trevisan, Três de Maio (RS).

SUL

Como já previsto, a quinta-feira será de tempo seco em todo o Sul do Brasil. As temperaturas mínimas variam de 8°C a 15°C, sendo os pontos mais frios ali no leste de Santa Catarina, enquanto as máximas podem bater nos 32°C no sudoeste do Rio Grande do Sul, em Alegrete.

Na sexta-feira, nada muda e o tempo segue firme em toda a região Sul. Em Alegrete (RS), as temperaturas começam o dia na casa dos 18°C e chegam ao auge nos 32,5°C.

SUDESTE

Não há previsão de chuvas nas áreas agrícolas de São Paulo nesta quinta-feira. Já em Minas Gerais há chance para garoas da faixa central até o oeste do estado e, no norte, onde está Formoso que deve receber os maiores acumulados de até 5 mm.

Na sexta-feira as chuvas se dissipam e podem acontecer garoas leves e muito pontuais pelo estado de Minas Gerais. Em São Paulo o tempo permanece seco.

CENTRO-OESTE

Na quinta-feira a chuva pode ser registrada em boa parte do Centro-Oeste. No estado de Goiás e no Distrito Federal, volumes significativos até podem ser registrados. Em Mato Grosso ainda chove, mas apenas na metade norte do estado e sem grande intensidade. Enquanto isso, na região metropolitana de Cuiabá como em todo o centro-sul do estado não chove. Não há condição de chuva de novo em todo o estado de Mato Grosso do Sul.

Na sexta-feira atenção redobrada no extremo norte de Mato Grosso. A chuva ganha força, vem com maiores acumulados, mas não deve ser duradoura. Em Goiás e no Distrito Federal pode chover, mas de forma isolada. Já entre Mato Grosso do Sul e o sul mato-grossense, a expectativa é de tempo firme.

NORDESTE

Nesta quinta-feira as chuvas permanecem instaladas no extremo oeste da Bahia, ou seja, as cidades mais próximas à divisa com o Tocantins, como Luís Eduardo Magalhães devem registrar instabilidades. Por lá, aliás, os acumulados podem chegar a 12 mm. O Piauí deve ter chuvas no norte e no sul do estado. Os maiores acumulados acontecem em Piripiri com 10 mm. No Maranhão as chuvas seguem espalhadas pelo estado, de maneira manchada. Em Balsas os acumulados podem passar dos 25 mm e em Chapadinha 40 mm.

Na sexta-feira, as chuvas que antes eram manchadas no Maranhão agora devem afetar todo o estado. Os maiores acumulados acontecem em Zé Doca, com 25 mm. No Piauí as chuvas se concentram desde a parte central até o norte do estado, tanto que em Parnaíba os volumes podem superar os 25 mm. Na Bahia as chuvas que antes afetavam o oeste com mais intensidade se afastaram e alguns municípios podem ter garoas nesta sexta. Em Luís Eduardo Magalhães os acumulados não passam dos 5 mm.

NORTE

A quinta-feira pode amanhecer com névoa úmida entre o Acre e Rondônia, mas o fenômeno não é duradouro e logo o sol aparece. Quinta-feira com chuva volumosa em todo o estado do Pará, norte do Tocantins, no Amapá, Roraima e ainda na metade norte do Amazonas. Uma chuva rápida, mas que além de volumosa, podem vir acompanhada por trovoadas. Volumes menos expressivos devem ser registrados especialmente entre Acre e Rondônia.

Na sexta-feira a chuva ainda se espalha de forma generalizada. Altos volumes podem ser registrados em grande parte da região nortista, mas vale ressaltar que a chuva ocorre em forma de pancadas rápidas, intercaladas com períodos de sol e sensação de tempo abafado. Pela manhã destaque para a formação de névoa úmida e/ou nevoeiro entre o norte de Rondônia e o Acre, o que provoca redução da visibilidade horizontal.

PREVISÃO DOS LEITORES

Adriana dos Santos Ribeiro, de Nova Glória (GO)

Márcia Rejane Machado de Castro, de Pedro Osório (RS)

Jane Arcenia Estorari, Jauru (MT)

Renato Santo André, de São Pedro (MS)

Gelson Scheer, de São Lourenço do Sul (RS)

Beatriz Soccal, de Cachoeira do Sul (RS),

Anisia Schast Trevisan, Três de Maio (RS).

Veja mais notícias sobre soja